top of page

Perguntar & Pensar

Logo Perguntar&Pensar (4).png

Programa Perguntar & Pensar

Ouça os episódios de dezembro

Amiga de Isabelly pode mudar de escola
Isabelly desabafa irritação com Tio Leon

Isabelly está com raiva de uma amiga que talvez mude de escola. Tio Leon ajuda Isabelly a compreender a origem dessa raiva, que talvez tenha relação com a tristeza e com um sentimento de inferioridade e inveja.

Quer saber mais? Clique no player para conferir:

No ar em 03/03/2024
00:00 / 05:11

Distração é um problema!
José e tio Leon conversam sobre distração, um problema nem sempre individual

José e tio Leon conversam sobre a distração, considerando que ela nem sempre é um problema individual, mas que pode ser um sintoma da cultura e que exige revisão de metodologia nas escolas.
Entenda mais essa situação no player:

No ar em 10/03/2024
00:00 / 04:40

Tempo livre e ansiedade
Isabelly e Tio Leon conversam sobre tempo livre e a sensação de angústia que ele pode trazer
 

Isabelly está muito feliz por estar de férias. Mas, ao mesmo tempo que sonhava em não ter nada pra fazer, parece que fica ansiosa se está “livre”. Quando tem tempo livre, parece que fica com uma angústia - nas palavras dela: “com uma coisa presa no peito” e fica desconfortável.

Ouça mais no player:

No ar em 17/03/2024
00:00 / 05:15

Os desafios de ir a uma Social
José está tendo dificuldades em ir a reuniões e festas. Ele conversa sobre essa insegurança com seu Tio Leon

A partir do relato de José para o Tio Leon, sobre situações em que se sente mal fisicamente, com suores e enjoo, os dois buscam refletir sobre a origem, a causa das tensões descritas e sobre como agir diante do novo, do diferente.
Por que todo esse medo e desconforto?

Ouça mais no player:

No ar em 24/03/2024
00:00 / 03:56
Nosso objetivo é acima de tudo difundir a Psicanálise como meio de reflexão do sujeito sobre si próprio, e por consequência, como meio de transformação social.

 

O programa Perguntar & Pensar, que está "no ar" desde 2008, é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes. Em formato de rádio-dramaturgia apresenta conversas descontraídas, sustentadas pelo referencial psicanalítico, e sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos personagens Tio Leon, Isabelly e José.

São abordados temas como medo, mentira, raiva, amor, tatuagem, briga, ciúme, piercing, entre outros que costumam despertar dúvidas, angústias e inseguranças.

Ficha técnica:

 

SBPRJ

Coordenação:

Gabriela Pszczol Krebs

Magda Rodrigues Costa

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Redatoras:

Denise Bastos Arduini

Frida Atié

Gabriela Pszczol Krebs

Larissa Albertino

Liana Albernaz

Magda Rodrigues Costa

Maria Noel Brena Sertã

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Parceria Rádio MEC AM

Coordenação de Produção:

Adriana Ribeiro

 

Direção:

Leo Tucherman

 

Atores:

José Querette

Isabelly Gomes

Leo Tucherman

 

Vinheta musical:

Leo Tucherman

 

Locução:

Rafaela Krebs

 

O patrocínio da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) é fundamental para a manutenção da fértil parceria entre SBPRJ e Rádio MEC AM.

Mais antigos:

Medo de EscuroPerguntar e Pensar
00:00
CiúmePerguntar e Pensar
00:00
PIERCINGPerguntar e Pensar
00:00
TatuagemPerguntar e Pensar
00:00
Sentindo-se impotentePerguntar e Pensar
00:00
Não posso ser verdadeiraPerguntar e Pensar
00:00
Um pouco de história:

Em 2001 se estabelece a parceria SBPRJ-Rádio MEC AM com o lançamento do
Programa Escutar e Pensar, graças à iniciativa e empenho dos colegas: Sonia Eva Tucherman, Bernard Miodownik, Marina Tavares e Mônica Aguiar. Ao longo dos anos, aos pioneiros se juntaram: Adriana Lasalvia, Adriana Portugal, Alice Bittencourt, Ana Lia Ambrósio, Anna-Cristina Guimarães, Anna-Maria Bittencourt, Carlos Leal Pires, Carlos Tamm, Conceição Davidovich, Eloá Nóbrega Bittencourt, Fátima Amin, Fernanda Marinho, Flávia Strauch, Frida Atié, Gabriela Pszczol Krebs, Giorgio Trotto, Glauco Fernandes Guedes, Haydée Cortes de B.S.P. Rodrigues, Janete Bandarovsky, Leila Niquet, Lia Nazareth, Liana de Melo Albernaz, Lúcia Moret, Lúcia Palazzo, Luiz Fernando Gallego, Luciana Carvalho, Magda Rodrigues Costa, Márcia Antunes, Marcos Antonia Pereira, Maria Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Palhares, Maria Elisa Alvarenga, Marly Dias, Marly Hakak, Munira Alex Proença, Ney Marinho, Neyza Prochet, Norma Costa, Regina Trotto, Regina Wenkert, Ruth Naidin, Simone Wenkert Rothstein, Sônia Izecksohn Garcia, Valéria Clark e Wânia Cidade. 
 
Durante os 11 anos de transmissão, o programa que chegou a atingir 3.800 ouvintes/minuto, mudou de formato, e mesmo de nome, seguindo as transformações na organização da grade programática da Rádio. Mas para além das variações da forma, o programa manteve seu foco, promovendo reflexão sobre temas do cotidiano que despertam diferentes sentimentos, nem sempre fáceis de lidar e que podem ser ansiogênicos para qualquer pessoa, para qualquer adulto. Usava-se linguagem coloquial de forma a se aproximar do ouvinte, para que ele fizesse dessa vivência, uma experiência transformadora.
 
Em 2008 foi o momento em que se adaptou este mesmo princípio às questões relacionadas à vida infanto-juvenil, surgindo assim o programa
Perguntar & Pensar que já atingiu audiência de 4.900 ouvintes/minuto.
 
Vale lembrar que todo este
acervo de gravações já foi veiculado em diferentes instituições públicas e privadas, em várias cidades do país como promotores de grupos de reflexão.
 
Parte do acervo foi transformada na coleção de livros:
Ler & Pensar, tendo sido publicado em 2008. Clique aqui para visualizar e comprar.
bottom of page