Perguntar & Pensar
.png)
Programa Perguntar & Pensar

Ouça os episódios de novembro
A dor de barriga do primeiro dia
O que nosso corpo está nos dizendo?
Theo chega à casa de Tio Leon reclamando de uma forte dor de barriga na véspera do primeiro dia de aula na escola nova. Ao longo da conversa, Tio Leon o ajuda a perceber que nem toda dor de barriga vem da comida – às vezes, vem do medo das novidades, do desconhecido e das fantasias sobre o que pode dar errado.
Ouça mais no player:
E se o que estou sentindo for inveja?
Todos os sentimentos são legítimos
Theo chega na casa do Tio Leon com raiva de um amigo que ganhou um cachorrinho. Tio Leon diz que a raiva pode ser inveja e que, mesmo assim, o Theo pode aproveitar o cachorrinho com o amigo.
Ouça mais no player:
Como dar nome ao que sentimos?
A dificuldade de explicar quando nos sentimos estranhos
Isabelly chega na casa de Tio Leon se sentindo estranha, sem saber o que está acontecendo com ela. A partir da conversa que eles têm, Isabelly consegue definir melhor seus sentimentos.
Ouça mais no player:
Amizades podem demandar mais do que podemos dar?
Entendendo mais sobre os ciúmes
Isabelly acorda na casa do Tio Leon desanimada para ir à escola. Durante o café da manhã, ela revela estar chateada com uma nova colega que se tornou muito grudenta.
Ouça mais no player:
Nosso objetivo é acima de tudo difundir a Psicanálise como meio de reflexão do sujeito sobre si próprio, e por consequência, como meio de transformação social.
O programa Perguntar & Pensar, que está "no ar" desde 2008, é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes. Em formato de rádio-dramaturgia apresenta conversas descontraídas, sustentadas pelo referencial psicanalítico, e sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos personagens Tio Leon, Isabelly e Theo.
São abordados temas como medo, mentira, raiva, amor, tatuagem, briga, ciúme, piercing, entre outros que costumam despertar dúvidas, angústias e inseguranças.
Ficha técnica:
SBPRJ
Coordenação:
Gabriela Pszczol Krebs
Magda Rodrigues Costa
Samantha Nigri
Simone Wenkert Rothstein
Equipe de redatores:
Carlos Tamm Lessa
Ceyla Thaise
Denise Bastos Arduini
Erica Tucherman
Gabriela Pzsczol Krebs
Karina Miziara Rocha
Magda Rodrigues Costa
Samantha Nigri
Simone Wenkert Rothstein
Parceria Rádio MEC AM
Coordenação de Produção:
Adriana Ribeiro
Direção:
Leo Tucherman
Atores:
Theo Gonzales
Isabelly Gomes
Leo Tucherman
Vinheta musical:
Leo Tucherman
Locução:
Rafaela Krebs
O patrocínio da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) é fundamental para a manutenção da fértil parceria entre SBPRJ e Rádio MEC AM.
.png)