Perguntar & Pensar
.png)
Programa Perguntar & Pensar
A democratização do saber psicanalítico é, desde a criação da Psicanálise, uma meta almejada por muitos.
Nosso objetivo é acima de tudo difundir a Psicanálise como meio de reflexão do sujeito sobre si próprio, e por consequência, como meio de transformação social.
O programa Perguntar & Pensar, que está "no ar" desde 2008, é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes. Em formato de rádio-dramaturgia apresenta conversas descontraídas, sustentadas pelo referencial psicanalítico, e sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos personagens Tio Leon, Isabelly e José.
São abordados temas como medo, mentira, raiva, amor, tatuagem, briga, ciúme, piercing, entre outros que costumam despertar dúvidas, angústias e inseguranças.
Ficha técnica
SBPRJ
Coordenação:
Gabriela Pszczol Krebs
Magda Rodrigues Costa
Samantha Nigri
Simone Wenkert Rothstein
Redatoras:
Frida Atié
Gabriela Pszczol Krebs
Liana de Melo Albernaz
Magda Rodrigues Costa
Maria Noel Brena Sertã
Samantha Nigri
Simone Wenkert Rothstein
Parceria Rádio MEC AM
Coordenação de Produção Educativa das emissoras FM e AM:
Adriana Ribeiro
Direção:
Leo Tucherman
Atores:
José Querette
Isabelly Gomes
Leo Tucherman
Vinheta musical:
Leo Tucherman
Locução:
Rafaela Krebs
O patrocínio da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) é fundamental para a manutenção da fértil parceria entre SBPRJ e Rádio MEC AM.
Um pouco de história:
Em 2001 se estabelece a parceria SBPRJ-Rádio MEC AM com o lançamento do Programa Escutar e Pensar, graças à iniciativa e empenho dos colegas: Sonia Eva Tucherman, Bernard Miodownik, Marina Tavares e Mônica Aguiar. Ao longo dos anos, aos pioneiros se juntaram: Adriana Lasalvia, Adriana Portugal, Alice Bittencourt, Ana Lia Ambrósio, Anna-Cristina Guimarães, Anna-Maria Bittencourt, Carlos Leal Pires, Carlos Tamm, Conceição Davidovich, Eloá Nóbrega Bittencourt, Fátima Amin, Fernanda Marinho, Flávia Strauch, Frida Atié, Gabriela Pszczol Krebs, Giorgio Trotto, Glauco Fernandes Guedes, Haydée Cortes de B.S.P. Rodrigues, Janete Bandarovsky, Leila Niquet, Lia Nazareth, Liana de Melo Albernaz, Lúcia Moret, Lúcia Palazzo, Luiz Fernando Gallego, Luciana Carvalho, Magda Rodrigues Costa, Márcia Antunes, Marcos Antonia Pereira, Maria Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Palhares, Maria Elisa Alvarenga, Marly Dias, Marly Hakak, Munira Alex Proença, Ney Marinho, Neyza Prochet, Norma Costa, Regina Trotto, Regina Wenkert, Ruth Naidin, Simone Wenkert Rothstein, Sônia Izecksohn Garcia, Valéria Clark e Wânia Cidade.
Durante os 11 anos de transmissão, o programa que chegou a atingir 3.800 ouvintes/minuto, mudou de formato, e mesmo de nome, seguindo as transformações na organização da grade programática da Rádio. Mas para além das variações da forma, o programa manteve seu foco, promovendo reflexão sobre temas do cotidiano que despertam diferentes sentimentos, nem sempre fáceis de lidar e que podem ser ansiogênicos para qualquer pessoa, para qualquer adulto. Usava-se linguagem coloquial de forma a se aproximar do ouvinte, para que ele fizesse dessa vivência, uma experiência transformadora.
Em 2008 foi o momento em que se adaptou este mesmo princípio às questões relacionadas à vida infanto-juvenil, surgindo assim o programa Perguntar & Pensar que já atingiu audiência de 4.900 ouvintes/minuto.
Vale lembrar que todo este acervo de gravações já foi veiculado em diferentes instituições públicas e privadas, em várias cidades do país como promotores de grupos de reflexão.
Parte do acervo foi transformada na coleção de livros: Ler & Pensar, tendo sido publicado em 2008. Clique aqui para visualizar e comprar.