top of page

Perguntar & Pensar

Logo Perguntar&Pensar (4).png

Programa Perguntar & Pensar

Ouça os episódios de dezembro

O que é antissemitismo?
José quer entender melhor o que significa uma palavra que ouviu falar na escola: suástica.

Uma confusão grande aconteceu na escola de José: alguns garotos picharam uma suástica na parede e tiveram que repintar tudo. A direção foi a obrigada a reunir todos os alunos para dizer porque aquilo era grave, o que significa antissemitismo e sobre os crimes cometidos pelo regime Nazista na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
O menino, curioso, foi perguntar para o tio o que era aquele símbolo misterioso. Os dois conversaram e refletiram sobre o porquê de certas pessoas não gostarem de outras apenas por causa da religião ou da cor da pele.

Quer saber mais? Clique no player para conferir:

No ar em 03/12/2023
00:00 / 05:10

Isabelly tem dúvidas sobre sexualidade
A menina procura o tio Léon para saber como lidar com suas inseguranças

Isabelly relata, ao Tio Leon, brincadeiras, conversas e jogos com amigas em viagem de férias. A menina diz ter se sentido esquisita quando uma amiga em uma brincadeira diz ser bi(ssexual), pois gosta tanto de meninas quanto de meninos. 
Isabelly sente-se confusa a respeito da sua própria sexualidade e se pergunta se ela será bi também. Tio Leon lhe explica que o contato físico, a intimidade, o prazer que sentiu ao estar próxima da amiga e mesmo as suas fantasias não implicam qualquer definição de sua sexualidade nesse momento de vida, no início de adolescência. 

Entenda mais essa situação no player:

No ar em 10/12/2023
00:00 / 05:03

O que sentimos quando ficamos tristes?
José viu seu pai muito triste e se preocupou. Ele conversa com Tio León sobre isso, no Perguntar e Pensar

José conversa com tio Leon sobre o que sentiu ao ver seu pai triste.
Ele passa a refletir que até os adultos vivenciam momentos de tristeza e vulnerabilidade.

Ouça mais no player:

No ar em 17/12/2023
00:00 / 05:42

Amo minha amiga, mas tô com raiva dela e não sei por quê
Ciúmes, raiva ... Isabelly se vê às voltas com a perda do amor e atenção das novas amigas

Revivescência da ameaça de perda do amor dos pais com a chegada do novo bebê na família se repetem nas novas relações de Isabelly. Desta vez é o ciúmes e a raiva direcionados à sua melhor amiga. A verdade é que ela não quer dividir as novas amigas com a sua primeira grande amiga, Valentina. Mas por que esse mix de emoções? 
Tio Leon explica que é normal experimentarmos muitos sentimentos diferentes em relação a uma pessoa, e muitas vezes ao mesmo tempo. 

Ouça mais no player:

No ar em 24/12/2023
00:00 / 05:17

Quando o estranho é familiar
Por que será que Isabelly se incomoda tanto com o comportamento dos colegas?

Isabelly quer ajuda para deixar de se irritar e explodir com as pessoas. Conversando com o tio Leon, ela conta um episódio na escola em que o comportamento de uma colega a irrita por ser assim tão destoante.
Mas por que será que isso a pertuba tanto? É possível que algo no jeito estranho dos demais possa ter a ver com o que ela é ou gostaria de ser?

Ouça mais no player:

No ar em 31/12/2023
00:00 / 05:18
Nosso objetivo é acima de tudo difundir a Psicanálise como meio de reflexão do sujeito sobre si próprio, e por consequência, como meio de transformação social.

 

O programa Perguntar & Pensar, que está "no ar" desde 2008, é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes. Em formato de rádio-dramaturgia apresenta conversas descontraídas, sustentadas pelo referencial psicanalítico, e sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos personagens Tio Leon, Isabelly e José.

São abordados temas como medo, mentira, raiva, amor, tatuagem, briga, ciúme, piercing, entre outros que costumam despertar dúvidas, angústias e inseguranças.

Ficha técnica:

 

SBPRJ

Coordenação:

Gabriela Pszczol Krebs

Magda Rodrigues Costa

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Redatoras:

Denise Bastos Arduini

Frida Atié

Gabriela Pszczol Krebs

Larissa Albertino

Liana Albernaz

Magda Rodrigues Costa

Maria Noel Brena Sertã

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Parceria Rádio MEC AM

Coordenação de Produção:

Adriana Ribeiro

 

Direção:

Leo Tucherman

 

Atores:

José Querette

Isabelly Gomes

Leo Tucherman

 

Vinheta musical:

Leo Tucherman

 

Locução:

Rafaela Krebs

 

O patrocínio da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) é fundamental para a manutenção da fértil parceria entre SBPRJ e Rádio MEC AM.

Mais antigos:

Medo de EscuroPerguntar e Pensar
00:00
CiúmePerguntar e Pensar
00:00
PIERCINGPerguntar e Pensar
00:00
TatuagemPerguntar e Pensar
00:00
Sentindo-se impotentePerguntar e Pensar
00:00
Não posso ser verdadeiraPerguntar e Pensar
00:00
Um pouco de história:

Em 2001 se estabelece a parceria SBPRJ-Rádio MEC AM com o lançamento do
Programa Escutar e Pensar, graças à iniciativa e empenho dos colegas: Sonia Eva Tucherman, Bernard Miodownik, Marina Tavares e Mônica Aguiar. Ao longo dos anos, aos pioneiros se juntaram: Adriana Lasalvia, Adriana Portugal, Alice Bittencourt, Ana Lia Ambrósio, Anna-Cristina Guimarães, Anna-Maria Bittencourt, Carlos Leal Pires, Carlos Tamm, Conceição Davidovich, Eloá Nóbrega Bittencourt, Fátima Amin, Fernanda Marinho, Flávia Strauch, Frida Atié, Gabriela Pszczol Krebs, Giorgio Trotto, Glauco Fernandes Guedes, Haydée Cortes de B.S.P. Rodrigues, Janete Bandarovsky, Leila Niquet, Lia Nazareth, Liana de Melo Albernaz, Lúcia Moret, Lúcia Palazzo, Luiz Fernando Gallego, Luciana Carvalho, Magda Rodrigues Costa, Márcia Antunes, Marcos Antonia Pereira, Maria Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Palhares, Maria Elisa Alvarenga, Marly Dias, Marly Hakak, Munira Alex Proença, Ney Marinho, Neyza Prochet, Norma Costa, Regina Trotto, Regina Wenkert, Ruth Naidin, Simone Wenkert Rothstein, Sônia Izecksohn Garcia, Valéria Clark e Wânia Cidade. 
 
Durante os 11 anos de transmissão, o programa que chegou a atingir 3.800 ouvintes/minuto, mudou de formato, e mesmo de nome, seguindo as transformações na organização da grade programática da Rádio. Mas para além das variações da forma, o programa manteve seu foco, promovendo reflexão sobre temas do cotidiano que despertam diferentes sentimentos, nem sempre fáceis de lidar e que podem ser ansiogênicos para qualquer pessoa, para qualquer adulto. Usava-se linguagem coloquial de forma a se aproximar do ouvinte, para que ele fizesse dessa vivência, uma experiência transformadora.
 
Em 2008 foi o momento em que se adaptou este mesmo princípio às questões relacionadas à vida infanto-juvenil, surgindo assim o programa
Perguntar & Pensar que já atingiu audiência de 4.900 ouvintes/minuto.
 
Vale lembrar que todo este
acervo de gravações já foi veiculado em diferentes instituições públicas e privadas, em várias cidades do país como promotores de grupos de reflexão.
 
Parte do acervo foi transformada na coleção de livros:
Ler & Pensar, tendo sido publicado em 2008. Clique aqui para visualizar e comprar.
bottom of page