top of page

Perguntar & Pensar

Logo Perguntar&Pensar (4).png

Programa Perguntar & Pensar

Ouça os episódios de maio

Dar limites é proteger
José e Tio Leon conversam sobre impunidade

José e Tio Leon conversam sobre impunidade, sobre a falsa impressão de que aquele que é acobertado em seus abusos está mais protegido do que quem age de acordo com as regras.

O que falar, por exemplo, quando alguém cola na escola e não é pego?
 

Quer saber mais? Clique no player para conferir:

No Ar em 05/05/2024
00:00 / 04:32

Como é sofrido frustrar a mãe!
Isabelly conta para Tio Leon sobre uma briga que teve com a mãe
 

Isabelly comenta com Tio Leon sobre uma briga que teve com a mãe no fim de semana. Ela não ajudou a mãe no momento que a mãe precisava. Até porque Isabelly estava ali no celular.

Tio Leon e Isabelly conversam sobre a diferença entre a gentileza e a necessidade de ser sempre adequada, para não correr o risco de perder o amor materno.



Ouça mais no player:

Noa Ar em 12/05/2024
00:00 / 05:17

Escrever: uma questão de ritmo
José está assustado com a quantidade de textos pedidos pelo professor

 

José está aborrecido com o seu professor de redação, que lhe cobra a escrita de uma redação por semana. Tio Leon reconhece a dificuldade que pode surgir diante de uma folha em branco – comum até entre escritores - e a necessidade de se estabelecer um ritmo, uma rotina. 

Tio Leon diz que o ritmo nos acompanha desde a barriga da mãe. Tudo isso o bebê vai sentindo e vai se incorporando a ele, promovendo o seu ritmo. José consegue perceber a relação desse processo com a demanda de ritmo de escrita que o professor faz.



Quer saber mais? Clique no player para conferir:

No Ar em 19/05/2024
00:00 / 05:00

Por que as pessoas mentem?

Isabelly fica decepcionada ao descobrir que sua melhor amiga está mentindo e contando vantagens
 

Isabelly fica decepcionada ao descobrir que sua melhor amiga está mentindo e contando vantagens. Ela conversa com tio Leon sobre o porquê das pessoas mentirem na sua idade e quais são os sentimentos que podem estar envolvidos nessa atitude


Quer saber mais? Clique no player para conferir:

No Ar em 26/05/2024
00:00 / 05:44
Nosso objetivo é acima de tudo difundir a Psicanálise como meio de reflexão do sujeito sobre si próprio, e por consequência, como meio de transformação social.

 

O programa Perguntar & Pensar, que está "no ar" desde 2008, é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes. Em formato de rádio-dramaturgia apresenta conversas descontraídas, sustentadas pelo referencial psicanalítico, e sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos personagens Tio Leon, Isabelly e José.

São abordados temas como medo, mentira, raiva, amor, tatuagem, briga, ciúme, piercing, entre outros que costumam despertar dúvidas, angústias e inseguranças.

Ficha técnica:

 

SBPRJ

Coordenação:

Gabriela Pszczol Krebs

Magda Rodrigues Costa

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Redatoras:

Denise Bastos Arduini

Frida Atié

Gabriela Pszczol Krebs

Larissa Albertino

Liana Albernaz

Magda Rodrigues Costa

Maria Noel Brena Sertã

Samantha Nigri

Simone Wenkert Rothstein

 

Parceria Rádio MEC AM

Coordenação de Produção:

Adriana Ribeiro

 

Direção:

Leo Tucherman

 

Atores:

José Querette

Isabelly Gomes

Leo Tucherman

 

Vinheta musical:

Leo Tucherman

 

Locução:

Rafaela Krebs

 

O patrocínio da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) é fundamental para a manutenção da fértil parceria entre SBPRJ e Rádio MEC AM.

Mais antigos:

Medo de EscuroPerguntar e Pensar
00:00
CiúmePerguntar e Pensar
00:00
PIERCINGPerguntar e Pensar
00:00
TatuagemPerguntar e Pensar
00:00
Sentindo-se impotentePerguntar e Pensar
00:00
Não posso ser verdadeiraPerguntar e Pensar
00:00
Um pouco de história:

Em 2001 se estabelece a parceria SBPRJ-Rádio MEC AM com o lançamento do
Programa Escutar e Pensar, graças à iniciativa e empenho dos colegas: Sonia Eva Tucherman, Bernard Miodownik, Marina Tavares e Mônica Aguiar. Ao longo dos anos, aos pioneiros se juntaram: Adriana Lasalvia, Adriana Portugal, Alice Bittencourt, Ana Lia Ambrósio, Anna-Cristina Guimarães, Anna-Maria Bittencourt, Carlos Leal Pires, Carlos Tamm, Conceição Davidovich, Eloá Nóbrega Bittencourt, Fátima Amin, Fernanda Marinho, Flávia Strauch, Frida Atié, Gabriela Pszczol Krebs, Giorgio Trotto, Glauco Fernandes Guedes, Haydée Cortes de B.S.P. Rodrigues, Janete Bandarovsky, Leila Niquet, Lia Nazareth, Liana de Melo Albernaz, Lúcia Moret, Lúcia Palazzo, Luiz Fernando Gallego, Luciana Carvalho, Magda Rodrigues Costa, Márcia Antunes, Marcos Antonia Pereira, Maria Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Palhares, Maria Elisa Alvarenga, Marly Dias, Marly Hakak, Munira Alex Proença, Ney Marinho, Neyza Prochet, Norma Costa, Regina Trotto, Regina Wenkert, Ruth Naidin, Simone Wenkert Rothstein, Sônia Izecksohn Garcia, Valéria Clark e Wânia Cidade. 
 
Durante os 11 anos de transmissão, o programa que chegou a atingir 3.800 ouvintes/minuto, mudou de formato, e mesmo de nome, seguindo as transformações na organização da grade programática da Rádio. Mas para além das variações da forma, o programa manteve seu foco, promovendo reflexão sobre temas do cotidiano que despertam diferentes sentimentos, nem sempre fáceis de lidar e que podem ser ansiogênicos para qualquer pessoa, para qualquer adulto. Usava-se linguagem coloquial de forma a se aproximar do ouvinte, para que ele fizesse dessa vivência, uma experiência transformadora.
 
Em 2008 foi o momento em que se adaptou este mesmo princípio às questões relacionadas à vida infanto-juvenil, surgindo assim o programa
Perguntar & Pensar que já atingiu audiência de 4.900 ouvintes/minuto.
 
Vale lembrar que todo este
acervo de gravações já foi veiculado em diferentes instituições públicas e privadas, em várias cidades do país como promotores de grupos de reflexão.
 
Parte do acervo foi transformada na coleção de livros:
Ler & Pensar, tendo sido publicado em 2008. Clique aqui para visualizar e comprar.
bottom of page