top of page
Formação

A Formação Psicanalítica

freud-inconsciente.jpg

Instituto de Formação Psicanalítica

Em breve informações sobre o Processo Seletivo para a Formação Psicanalítica no Instituto da SBPRJ-2024.

Antes de inscrever-se recomendamos a leitura do Edital da Formação Psicanalítica.

BAIXAR O EDITAL 

Documentos para Inscrição:

1.   Ficha de inscrição preenchida – solicitar à secretaria do Instituto da SBPRJ pelo

e-mail: institutosbprj@gmail.com ; 

2.  Documento de identidade com foto;

3.  Diploma de curso superior. Caso o diploma seja do exterior, deve ser apresentado documento de revalidação do diploma no Brasil;

4.  Inscrição no Conselho Profissional específico da área;

5.  Curriculum Vitae;

6.  Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. Exceto para postulantes ao Programa Social/Racial;

7.  MEMORIAL em documento Word.

Note-se que não é um currículo com informações objetivas. Esperamos, através desse memorial, conhecer um pouco mais do postulante, como o que o leva a fazer a Formação Psicanalítica e a escolha pela SBPRJ. 

 

Os interessados deverão enviar todos os documentos digitalizados por e-mail endereçado ao Instituto da SBPRJ:  institutosbprj@gmail.com . A secretaria do Instituto confirmará, também, por e-mail, o recebimento.

Após a análise da documentação o postulante receberá, por seu e-mail pessoal, os nomes dos três analistas que o entrevistarão e os respectivos contatos. Será dado o prazo de até cinco dias úteis, após envio do e-mail, para o postulante marcar diretamente as entrevistas. Todas as entrevistas deverão ser presenciais. Casos específicos poderão ser examinados. 

 

O resultado do processo seletivo será divulgado ao postulante através do seu e-mail pessoal. Ao ser aprovado deverá iniciar sua análise pessoal na frequência mínima de 3 vezes por semana, durante os 12 meses que antecedem o período Preliminar, dando continuidade ao seu processo analítico ao longo da Formação no Instituto da SBPRJ.

 

Os psicanalistas, membros efetivos, credenciados para análise de Formação pertencem à SBPRJ ou à FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise), no Rio de Janeiro.  A lista com seus nomes e contatos estarão disponíveis na secretaria do Instituto.  

 

Cabe enfatizar que para os postulantes inscritos no Programa Social/Racial, uma vez aprovados, o Instituto de Formação Psicanalítica se compromete a fornecer a lista dos psicanalistas inscritos no referido Programa, membros efetivos da SBPRJ ou de outras Sociedades federadas à FEBRAPSI, no Rio de Janeiro, aptos a conduzirem as análises de Formação.

Durante o período desta análise de um ano, que antecede ao período Preliminar, o Instituto oferecerá Cursos sobre temas psicanalíticos com o propósito do postulante aprovado iniciar contato com os conceitos fundamentais da psicanálise e a se familiarizar com a SBPRJ. Será, também, estimulada a frequência aos eventos científicos abertos da SBPRJ.

 

Situações não previstas neste Edital de Seleção da SBPRJ - 2023 serão analisadas pela Comissão de Seleção do Instituto de Formação Psicanalítica da SBPRJ.

Para dúvidas e/ou mais informações sobre a Formação Psicanalítica na Brasileira, entre em contato com o secretário administrativo do Instituto - Daniel Loureiro pelo e-mail: institutosbprj@gmail.com - WhatsApp (21) 99855-1584.

Assista aos vídeos que descrevem a FORMAÇÃO PSICANALÍTICA NA BRASILEIRA

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Ana Sabrosa

Diretora do Instituto (2023-2024) e

ex-presidente SBPRJ

Carlos Pires Leal

Membro Efetivo

Maria Teresa Naylor Rocha

 Membro Efetivo com funções específicas do Instituto

Joana Domingues

Membro Associado

Miguel Calmon du Pin e Almeida

Membro Efetivo /Vice-presidente 2023-2024, ex-presidente e ex-diretor do Instituto SBPRJ

Cristiane Paracampo Blaha

Membro Associado / Coordenadora da Biblioteca e Arquivo

Patricia Rendel Nasajon

Membro Provisório

Cassiane Crestani

Aluna do Instituto

Maria Cristina Leão

Aluna do Instituto

Juan de Araújo Telles 

Aluno do Instituto

bottom of page