top of page

Grupo de Estudo "Diversidade de Gênero e Sexualidade"

Atualizado: 8 de set.

Primeiro encontro: 01/09/2025 | Horário: 19h30-21h | on-line/Zoom


O Departamento de Comunidade e Cultura da SBPRJ convida para o grupo de estudo direcionado aos membros e alunos da FEBRAPSI, e interessados em aprofundar reflexões sobre DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE.

Será um espaço coletivo para pensar, a partir da Psicanálise e distintas áreas do saber, como os atravessamentos de gênero, sexualidade, raça e classe social moldam nossas escutas, nossos atos e nossos silêncios.



ree

Representante: Leticia Tavares, membro efetivo da SBPRJ, Associação Brasileira de Estudos da Psicologia Psicanalítica do Self (ABEPPS), membro do Comitê de Estudos de Gênero e Sexualidade da IPA.


Dinâmica do grupo: modelo de autogestão


Frequência: quinzenal – primeiras e terceiras segundas-feiras (a discutir quando houver coincidências com compromissos institucionais)


Horário: 19h30-21h


Participantes: aberto a membros e alunos da FEBRAPSI, e pessoas interessadas no tema.


Apresentação:

A ideia deste projeto surgiu do desejo de promover na SBPRJ, no departamento de Comunidade e Cultura, um espaço de troca e construção coletiva autogerido onde possamos dialogar sobre diversidades de gênero e sexualidades a partir da Psicanálise e de outras áreas do conhecimento sobre este tema.


Objetivos:

  • Cocriar um espaço coletivo para estudar, debater e produzir conhecimento sobre diversidade de gênero, sem hierarquias fixas, incentivando a troca de saberes e experiências.

  • Estabelecer como metodologia a autogestão como princípio organizador do grupo de estudo, horizontalidade, compartilhamento, acessibilidade dos conteúdos, consenso nas decisões e corresponsabilidade coletiva em todos os processos de funcionamento do grupo.

  • Estimular a produção coletiva dos temas dos encontros, artigos, eventos, zines e o que mais for da escolha do grupo.

  • Proporcionar escolhas de leituras e debates que considerem a hibridez da Psicanálise, incluindo à diversidade de autores sobre o tema. Buscaremos privilegiar as produções brasileiras e da América Latina.

  • Estabelecer o compromisso ético com a escuta, respeito e a cocriação de um espaço seguro e de livre expressão do pensamento.

 

Metodologia:

  • Os encontros serão quinzenais on-line, com a proposta de 1 (hum) encontro presencial a cada 5 (cinco) encontros. (Estudaremos a possibilidade de modelo híbrido);

  • O grupo será aberto à reflexão, pesquisa, discussão e produção de conteúdos sobre diversidades de gênero e sexualidades;

  • No primeiro encontro serão estabelecidos os princípios, a organização (exemplos: divisão em pequenos grupos com revezamento contínuo, escolha de relatores para cada encontro ou tema escolhido etc.) e um tema dentro do universo da diversidade de gênero e sexualidade;

  • Revezamento da pessoa facilitadora a cada dois encontros;

  • Cocriação de um espaço virtual de registro dos encontros, postagem de material para leitura, informação, pesquisa e comunicação entre o grupo.

 

Referências:

O caminho do grupo será percorrido por textos psicanalíticos e de outras áreas do saber deste tema. Alguns autores, entre os muitos que poderemos acrescentar, seriam Sigmund Freud, Donald Winnicott, Jacques Lacan, Laplanche, Thomas Laqueur, Judith Butler, Paul B. Preciado, Maria Lugones, Rita Segato, Berenice Bento, Sofia Favero, Viviane Vergueiro, José Stona, Céu Cavalcante, além das variadas expressões artísticas, como, pinturas, filmes, músicas e teatro.

 

Produção e transmissão:

Além dos encontros, consideraremos as possibilidades de organização e/ou participação em eventos, rodas de conversa e publicações das produções que estamos coconstruindo, visando uma abertura do grupo para novas ideias e compartilhamentos.

 

Recursos e sustentabilidade:

O grupo buscará formas autônomas de funcionamento. O que surgir de despesa financeira no percurso do grupo será avaliado e decidido coletivamente a cada caso.

 

Avaliação e ajustes:

Ao final de cada semestre, o grupo fará uma autoavaliação das possíveis dificuldades e avanços, com proposição de ajustes na dinâmica e organização.


INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI


Contato para mais informações: Letícia Tavares - tavareslet01@gmail.com


//Departamento de Comunidade e Cultura da SBPRJ

Diretora: Eloá Bitencourt | Secretária: Cristiane Blaha

bottom of page