top of page

Curso Psicanálise e gênero: provocações e subversões

Datas: 3, 10, 17 e 24 de maio de 2023 - quartas-feiras | 20h30-22h

via Zoom

Com: Mariana Pombo, psicanalista, profa. do Dep. de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural RJ (UFRRJ). Membro do EBEP-Rio e do Instituto de Estudos da Complexidade. Publicou recentemente o livro “A diferença sexual em mutação: subversões queer e psicanalíticas”, Ed. Calligraphie.


Ementa: "Ao contrário do que os mais conservadores de vocês poderiam imaginar, aqueles que temem que uma Psicanálise desprovida da epistemologia da diferença sexual seja desfigurada, eu lhes digo que só essa transformação profunda pode fazer a Psicanálise sobreviver”.

Esta frase, do autor queer Paul B. Preciado, nos convoca a problematizar a Psicanálise na atualidade, diante das transformações do gênero e da sexualidade, e a nos engajar no que ele chama de “mutação da Psicanálise”. Nesse sentido, este curso pretende explorar, a partir das contribuições de teóricos queer e de psicanalistas contemporâneos, propostas de subversão do paradigma binário da diferença sexual – paradigma que traz marcas patriarcais, falocêntricas e cis-heteronormativas. Para isso, nos debruçaremos sobre alguns dispositivos e ferramentas teóricas da Psicanálise, como o falo, o complexo de Édipo, o Nome-do-Pai, o Simbólico, e a própria diferença sexual, buscando mostrar as condições históricas de possibilidade dessas construções, os impasses que elas criam para os modos de subjetivação atuais e como elas vêm sendo repensadas hoje.

O curso é aberto a profissionais e estudantes de todas as áreas.


As aulas serão gravadas.

Inscrições encerradas:

R$240 + tx. Sympla (4 aulas)


VAGAS ESGOTADAS PARA A GRATUIDADE => Gratuito para Estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail: sbprj@sbprj.org.br

Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ


bottom of page