top of page

Curso Contribuições da Psicanálise para o ambiente escolar...

Datas: 7, 14, 21 e 28 de junho de 2023

quartas-feiras |19h-20h30 - Via Zoom

Ministrado por: Julia Braga Patrocínio - Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Psicanalista, membro do Espaço Bowlbyano de Psicanálise e Etologia (EBPE). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi (GBPSF).


Ementa: O curso tem como objetivo discutir contribuições da Psicanálise para dilemas no ambiente escolar, tomando como ponto de partida postulados de Sandor Ferenczi e Donald Winnicott sobre as possíveis interseções entre Psicanálise e Pedagogia. Apresentar as especificidades do espaço escolar e o papel da escuta psicanalítica frente aos desafios contemporâneos dentro deste contexto.

Analisaremos a dinâmica escola-criança-família, desde a infância até a chegada na adolescência, apontando o papel emancipador da escola.

Por último, será trabalhada a questão da violência nas escolas, para as crianças e adolescentes, articulando o pensamento com desafios sociais, clínicos e pedagógicos.

Sobre a professora: formada em Psicologia pela PUC-Rio. Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Psicanalista, membro do Espaço Bowlbyano de Psicanálise e Etologia (EBPE). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi (GBPSF). Tem experiência nas áreas de clínica psicanalítica e Psicologia escolar, tendo sido orientadora educacional do Ensino Médio na Escola Eliezer Steinberg Max Nordau. Atuou como pesquisadora colaboradora no Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ) sob coordenação do pesquisador prof. Octavio Souza.


Inscrições:

Profissionais R$240 + tx. Sympla (total de 4 aulas)

Estudantes universitários R$ 120, 00 + tx. Sympla (total de 4 aulas)

QUERO ME INSCREVER As aulas serão gravadas


Com Certificado (vale como atividade complementar para a universidade)


(VAGAS PREENCHIDAS) Duas vagas gratuitas para estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail: sbprj@sbprj.org.br


Gratuito para bolsistas SBPRJ


Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ

bottom of page