top of page

Aula Inaugural 2021 - Necropolítica e Psicanálise

04/03/2021 - qui - 21:00


VIA PLATAFORMA ZOOM



É com grande satisfação que convidamos a todos os interessados, para esta Aula Inaugural que pretende trazer à discussão a rica e original contribuição de Achille Mbembe – filósofo camaronês – ao entendimento da extrema violência política e social de nossos tempos.


É uma triste realidade a cruel repetição de atos de violência contra as mulheres, os trabalhadores, os jovens e as crianças de nossas comunidades carentes numa tentativa de tornar banal e aceitável uma política que é mantida pela desigualdade, o racismo e o belicismo.


A Psicanálise que tão corajosamente exibiu em seu surgimento a sexualidade humana, como a força motriz da vida mental, está agora convocada a aprofundar o estudo do relevante papel da destrutividade humana, com igual vigor. Esta é a nossa proposta.


Nossa satisfação é maior pelo fato de trazer um filósofo africano que une uma longa tradição – por muitos de nós ignorada – que remonta a Léopold Senghor, Frantz Fanon, Patrice Lumumba, Amilcar Cabral, Agostinho Neto, chegando a Nelson Mandela – a um consistente conhecimento da filosofia europeia – de Hegel a Foucault.

Nesta mesma linha, nosso Instituto abre suas portas a profissionais bolsistas de baixa renda, em especial afrodescendentes, indígenas e refugiados, que usualmente não teriam acesso a uma formação analítica. Entendemos estar recuperando a proposta de nossos pioneiros.


Agradecemos a gentileza do Prof. Marco Antônio Sousa Alves em aceitar nosso convite para a apresentação do conceito de Necropolítica. Doutor em Filosofia pela UFMG, com estágio em pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), conhecido estudioso da obra de Achille Mbembe é também Coordenador do Grupo Filosofia, Direito, Poder.


Sejam bem-vindos!

Ney Marinho

Diretor do Instituto da SBPRJ


Anna-Maria Bittencourt

Vice-Diretora do Instituto da SBPRJ


Marial Noel Brena Sertã

Secretária do Instituto da SBPRJ


Palestrantes:

Marco Antônio Sousa Alves

Prof. adjunto de Filosofia e

Teoria do Direito da UFMG


Ney Marinho

Psicanalista, diretor do

Instituto - SBPRJ


Coordenação:

Anna-Maria Bittencourt

Psicanalista, vice-diretora do

Instituto - SBPRJ




bottom of page