top of page

Reunião Científica


23/03/2017

Psicanalistas discutem sobre o bem e o mal a partir da saga de Harry Potter

Qual é a do chapéu? Harry Potter e Tom Riddle, "amigos" para sempre. Esse é o título da apresentação que a psicanalista Maria Inês Neuenschwander Escosteguy Carneiro fará na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no dia 23, às 21h, em reunião científica seguida de debate. O comentador será o psicanalista José Carlos Calich, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Professor Adjunto da New York University (NYU) - NYU Postdoc - Psychoanalysis, Editor Associado do International Journal of Psychoanalysis, Membro do Comitê Editorial do Psychoanalytic Quarterly, Membro do Comitê Consultivo Internacional da Revista Recherches en Psychanalyse - Université de Sorbonne Paris Diderot.


"A saga de Harry Potter e a filosofia ambivalente com que o personagem Dumbledore conduz Hogwarts, a escola para bruxos, assim como algumas questões propostas por vários filósofos ao longo dos séculos são o ponto de partida para as reflexões psicanalíticas que formam o corpo desta apresentação. Harry Potter e Tom Riddle, antagonistas formais, serão mesmo tão opostos assim? Qual a dúvida do Chapéu Seletor diante de Harry Potter? Por que falha sua seleção simplista? Esse tema, bem e mal, é o mote para a apresentação", explica Maria Inês, psicanalista da SBPRJ.


A apresentação, realizada pelo Conselho Científico da SBPRJ, é atividade aberta, com ingresso a R$ 20,00 para público externo. É necessária inscrição prévia pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br

ou pelos telefones 2537-1115 e 2537-1333. A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá.

bottom of page