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Curso de Psicoterapia Psicanalítica


18/08/17

Organização:

Núcleo Psicanalítico de Salvador e

Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro

  • Com o objetivo geral de oferecer um curso sobre a perspectiva psicanalítica no atendimento de pacientes da área de saúde, o Núcleo Psicanalítico de Salvador (NPssA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) apresentam um programa consistente, a ser ministrado por professores titulados, com reconhecida experiência teórica e clínica. O curso parte dos conceitos fundamentais de Sigmund Freud, ampliando seu campo de estudos para autores pós-freudianos como M. Klein, W. Bion, H. Kohut, S.Ferenczi com ênfase no pensamento de D.Winnicott e seguidores.

Objetivos específicos:

  • Possibilitar a compreensão dos processos psíquicos sob perspectiva psicanalítica.

  • Fornecer instrumental teórico e técnico que sirva de alicerce à prática.

  • Oferecer capacitação para melhor escuta e manejo no contato com pacientes.

Metodologia:

  • Seminários teóricos, técnicos e clínicos.

  • Supervisões em grupo ou individual para os atendimentos.

  • Estas atividades serão oferecidas de modo presencial ou/e via internet.

Duração:

  • O curso terá a duração de dois (2) anos, dividido em dois módulos, sendo 160 horas de atividades por módulo.

  • Um terceiro módulo eletivo de um (1) ano será centrado em psicoterapia de crianças e adolescentes.

Horário:

  • Sextas e sábados (quinzenal)

Sextas-feiras 14h às 18 h

  • 14h às 16h – Programa I

  • 16h às 18h – Programa II

Sábados 08 às 16h

  • 08h às 10h – Programa II

  • 10h30m às 12h30m – Programa I

  • 14h às 16h – Programa III

Datas para 2017:

Início: 18 e 19 de agosto

01 e 02 / 22 e 23 de setembro

06 e 07 / 27 e 28 de outubro

10 e 11 / 24 e 25 de novembro

08 e 09 de dezembro

Programa completo:

  • Será apresentado na Jornada Morte & Vida: releituras psicanalíticas, no dia 3 de junho em Salvador (http://www.sbprj.org.br/inscricoes-eventos).

  • Também disponível no site www.sbprj.org.br

Público-alvo:

  • Graduados das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Pré-requisitos:

  • Apresentar comprovante de graduação.

  • Apresentar Curriculum Vitae.

  • Estar ou iniciar psicoterapia pessoal logo após iniciar o Módulo I.

Inscrições, custos e vagas:

  • Inscrições no site www.sbprj.org.br , até o dia 4 de agosto de 2017. Após essa data somente no local, havendo disponibilidade de vaga.

  • Módulo I: R260,00 no ato da inscrição e uma (1) mensalidade de mesmo valor nos meses de setembro a dezembro de 2017 e janeiro a maio de 2018

  • Limite máximo de vagas: 15.

Local:

  • Espaço Cultural Jayme Barros

Shopping Business - edifício Torre América, Salas 1015 e 1016

Módulo I – Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica I

I Semestre

2017 – ago., set., out. e nov.

II Semestre

2018 – mar., abr., maio e jun.

Total – 16 semanas

Programas:

I - História do movimento psicanalítico:

- S.Freud

- C.Jung;

- A.Adler;

- S.Ferenczi;

- H.Hartmann;

- M.Klein;

- H.Kohut;

- W.Bion;

- A.Green;

- D.Winnicott e seguidores.

II - Fundamentos da Psicanálise I:

a) Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais:

- 1ª Tópica:

O Inconsciente, a construção dos sonhos e a formação dos sintomas

Fases do desenvolvimento da libido

Pulsões do eu x Pulsões sexuais

- 2ª Tópica:

O Ego o Id e o Super Ego

Pulsão de vida x Pulsão de morte

Compulsão à repetição

b) Conceitos psicanalíticos fundamentais na escola das relações de objeto: Melanie Klein

- Pulsão de Vida e Morte

- Posição Esquizo-Paranóide:

. Angústia Persecutória;

. Tipo de relação de objeto;

. Culpa Persecutória;

. Inveja;

. Defesas e características.

- Posição Depressiva:

. Angústia Depressiva;

. Culpa;

. Gratidão;

. Tipo de relação de objeto;

. Defesas mais características: reparação.

II - Teoria da técnica:

- Entrevista inicial;

- Contrato;

- Setting psicoterápico;

- Transferência – contratransferência;

- Interpretação;

- Reação terapêutica negativa;

- Acting-out;

- Sem memória, sem desejo;

- Comunicação verbal e não verbal;

- Consultas terapêuticas;

- Técnica do rabisco;

- Jogos e desenhos.

III - Exercícios clínicos:

Discussão de casos clínicos em grupo.

Módulo II – Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica II

I Semestre

2018 - ago., set., out. e nov.

II Semestre

2019 – mar., abr., maio e jun.

Total – 16 semanas

Programas:

I - Fundamentos da Psicanálise II:

a) W. Bion:

  • Aparelho para pensar os pensamentos:

- Elemento beta;

- Função alfa, Elemento alfa;

  • Identificação Projetiva como Comunicação Primitiva;

  • Processo de desenvolvimento:

- Função continente materna;

- Rêverie;

- P.E-P, P.D.

  • Vínculos: Love (amor);

Hate (ódio);

Knowledge (conhecimento).

  • Como lidar com a frustração:

- 1º. Pauta não psicótica = modificar;

- 2º. Pauta psicótica = evadir-se.

  • Pensar do tipo psicótico: ódio à realidade;

ódio à evolução;

certeza /concretude do mundo mental.

b) D. Winnicott:

  • Da não integração à formação do self

. O desenvolvimento emocional primitivo.

. Da dependência rumo a independência.

. Preocupação materna primária.

. Verdadeiro e falso Self.

. Objetos e fenômenos transicionais.

  • A possibilidade de se ser e se fazer pelo gesto criativo.

. A criatividade e suas origens.

. Uso do objeto.

. A capacidade de estar só.

  • As relações intersubjetivas e suas possibilidades

. Comunicação e não comunicação.

. Tendência anti-social.

. O medo do colapso.

  • Gesto criativo no setting: Técnica

. Observação de bebês.

. O jogo de Rabiscos.

. Retraimento e Regressão.

. Ódio na contratransferência.

II – Diferentes Modalidades e Dispositivos Terapêuticos

a) diferentes dispositivos terapêuticos:

- individual;

- grupo;

- casal;

- família;

- hospitalar;

- atendimento à comunidade

b) modalidades terapêuticas diversas:

- consultas terapêuticas e diagnósticas;

- psicoterapia breve;

- psicoterapia;

- psicanálise.

III - Seminários clínicos:

Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.

IV - Supervisão Individual:

Com supervisor à escolha do aluno e com custos combinados entre eles (total - 16horas).

Avaliação

- 75% de frequência

- Elaboração de um artigo no qual demonstre a relação entre a teoria e a prática clínica a partir do próprio atendimento.

Certificado

Será emitido um certificado de conclusão pelas duas instituições organizadoras equivalente à carga horária de cada Módulo concluído e a partir da avaliação satisfatória.

Cabe ressaltar que o certificado, a realização por completo ou de parte do curso não outorga o participante a exercer a atividade profissional como psicoterapeuta, conforme regras vigentes em território nacional e de termo assinado pelas partes no ato da inscrição para os Módulos.

A organização se reserva no direito de cancelar os cursos caso não atinjam o número mínimo de alunos.

Módulo III - Eletivo: Criança e Adolescente

I Semestre

2019 – ago., set., out. e nov

II Semestre

2020 – mar., abr., maio e jun.

Total – 16 semanas

Programas:

I – Sobre crianças e adolescentes:

a) Crianças:

- Desenvolvimento emocional da criança;

- Compreendendo os distúrbios do desenvolvimento – alimentação, sono, controle dos esfíncteres;

- O aprendizado e as dificuldades escolares;

- Distúrbios do pensamento e o transtorno de déficit de atenção;

- A criança com traços psicopáticos;

- O luto na infância;

- Sintomas obsessivos na infância;

- Transtorno do espectro autista.

b) Adolescentes:

- Adolescência: mudanças psíquicas;

- O adolescente e a família;

- O adolescente e a autonomia;

- O adolescente e seu corpo;

- Dificuldades escolares e a escolha profissional;

- Transtornos alimentares;

- Depressão e o risco de suicídio;

- Psicose na adolescência;

- Adolescente borderline;

- Adolescente infrator;

- Drogadição.

II - Teoria da técnica:

a) historiais clínicos do atendimento de crianças, a partir dos quais se fará o estudo da técnica:

- O brincar e o simbólico;

- Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e criança);

- A técnica da análise de crianças pequenas;

- Contato com os pais durante o processo;

- Critérios para a finalização da análise;

- Do Desenho ao tablet – como conversar com crianças em análise.

b) historiais clínicos do atendimento de adolescentes, a partir dos quais se fará o estudo da técnica:

- Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e adolescente) e particularidades do setting;

- O contato com os pais dos adolescentes;

- Trabalhando com o adolescente;

- Uso de jogos e outros recursos.

III - Seminários Clínicos:

Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.





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