.png)
COORDENADORES: Bernard Miodwnik, Mariana Neustein e Ruth Lerner
PROFESSORES: Bernard Miodwnik, Carlos Motta, Fátima Amim, Fernanda Marinho, Mariana Neustein, Sergio Nick e Ruth Lerner
LOCAL: Sede SBPRJ
INÍCIO: 08 de agosto de 2025 - sexta-feira
DATAS: 08, 15, 22 e 29/08; 12, 19 e 26/09; 03, 10, 17 e 31/10; 07 e 14/11; 05 e 12/12.
HORA: 08h-09h30
Nº SEMINÁRIOS: 15
OBJETIVOS E MÉTODO:
Dar continuidade ao estudo da técnica psicanalítica, dentro da proposta original do curso, que aqui reproduzimos parcialmente, com a introdução de novos conceitos e aprofundamento de outros já abordados. "A proposta do atual curso visa ao estudo da técnica psicanalítica, tal como podemos depreendê-la através da obra de seu fundador, numa associação indissolúvel entre clínica e teoria que possa levar a novas descobertas, dentro da singularidade do par analista-analisando. A ideia é também organizar o curso por temas que enfeixem os habituais conceitos de técnica, de forma a oferecer uma compreensão mais integrada de como estes elementos se plasmam no processo analítico. Além disso, a articulação temática visa facilitar a conexão com o pensamento de várias escolas, incluindo as mais contemporâneas". Teremos, nesse módulo, a colaboração de professores diversos, que certamente introduzirão diferentes vértices de abordagem e formas de pensar a técnica, propiciando um contato plural, sustentado por um denominador comum, e, ao mesmo tempo, singular, como se caracteriza a nossa prática analítica. O método será de exposição e discussão de conceitos teóricos, segundo o tema proposto e a partir do estudo da bibliografia recomendada, dando ensejo à articulação com a prática clínica, em livre participação de todos os presentes. Haverá ainda seminários destinados à apresentação de sessões clínicas, que alimentem o contato vivo com situações a que aludem os conceitos estudados.
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO: Frequência, estudo da bibliografia, participação nos seminários, e um trabalho de final de curso que será apresentado e discutido nos últimos seminários.
PRÉ-REQUISITOS: Aprovação em Técnica Psicanalítica I
NÚMERO DE VAGAS: Indeterminado
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Aprovação em Técnica Psicanalítica I
SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:
08.08.2025
1º SEMINÁRIO - SETTING
PROFESSORA: Ruth Lerner
BIBLIOGRAFIA:
1. Freud, S. Vol.10, Artigos sobre Técnica - Companhia das Letras, São Paulo: - Recomendações ao médico que pratica a psicanálise (1912)- p. 147
O início do tratamento (1913) - Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I - p. 193
2. Figueiredo, L.C, & Coelho Junior, N. - Ética e técnica em Psicanálise. Ed. Escuta, 2008 - Presença, Implicação e reserva - pp. 13 - 58
3. Green, A.- Orientações para uma psicanálise contemporânea- 2008, Imago. Cap. 3 - Enquadre - Processo - Transferência- pp. 53 – 64.
4. Bibliografia complementar: 1. Etchegoyen, R. H.- Fundamentos da Técnica Psicanalítica Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. Parte IV- Da natureza do processo analítico Cap. 37 - Sobre as normas do enquadre -Cap. 38 - O enquadre psicanalítico - pp. 300 - 306
15.08.2025
2º SEMINÁRIO - SETTING - Discussão clínica
PROFESSORA: Ruth Lerner
22.08.2025
3º. SEMINÁRIO - A REGRA FUNDAMENTAL: OS FATORES DAS FUNÇÕES ASSOCIAÇÃO LIVRE/ATENÇÃO FLUTUANTE
PROFESSORA: Fernanda Marinho
BIBLIOGRAFIA:
1. Freud, S. Obras Completas Volume 10. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, Ed. Schwarcz, 2010. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (1912), pp.147-162.
2. Bion, W. "Notas sobre memória e desejo" (1967) in Melanie Klein Hoje, vol. 2, (pp. 30-34). Rio de Janeiro, Imago Ed. 1990.
- Leitura suplementar: Tradução dos comentadores deste artigo (Ney Marinho). Biblioteca SBPRJ.
3. Bion, W. R. Aprender da Experiência (1962). Título original: Learning from Experience. Tradução: Ester Hadassa Sandler. São Paulo: Ed. Blucher. Capítulo 1, itens 1, 2, 3 e 4, pp. 23-24.
4. Bion, W. R. Ibidem. Capítulo 23, itens 1 e 2, pp 127-129. Obs.: Na leitura do item 2, podem ter a experiência de pontos obscuros ou incompreensíveis. É importante que leiam sem preocupação em entender; a conversa em seminário certamente os tornará mais claros, e úteis do ponto de vista técnico.
29.08.2025
4º SEMINÁRIO - (continuação) A REGRA FUNDAMENTAL: OS FATORES DAS FUNÇÕES ASSOCIAÇÃO LIVRE/ATENÇÃO FLUTUANTE - Discussão clínica
PROFESSORA: Fernanda Marinho
BIBLIOGRAFIA:
Marinho, F. “A hospitalidade radical - uma experiência ética e estética”..
Inédito/setembro de 2011.
12.09.2025
5º SEMINÁRIO - INTERPRETAÇÃO
PROFESSOR: Sergio Nick
BIBLIOGRAFIA: A ser indicada posteriormente
19.09.2025
6º. SEMINÁRIO - INTERPRETAÇÃO - Discussão clínica
PROFESSOR: Sergio Nick
26.09.2025
7º SEMINÁRIO - CONSTRUÇÕES EM ANÁLISE
PROFESSOR: Bernard Miodownik
BIBLIOGRAFIA:
Freud, S(1937). Construções em análise. S. E vol. 23 p. 289-304
Green, A(2014). Sobre a construção na obra de Freud – Livro Anual de Psicanálise – vol. 28 nº 2 p. 325-335
03.10.25
8º SEMINÁRIO - CONSTRUÇÕES EM ANÁLISE - Discussão clinica
PROFESSOR: Bernard Miodownik
10.10.25
9º. SEMINÁRIO - ACTING OUT
PROFESSOR: Fátima Amim
BIBLIOGRAFIA: A ser indicada posteriormente
17.10.25
10º. SEMINÁRIO - ACTING OUT - Discussão Clínica
PROFESSORES: Ruth Lerner, Bernard Miodownik e Mariana Neustein
31.10.25
11º SEMINÁRIO - REAÇÃO TERAPÊUTICA NEGATIVA
PROFESSOR: Carlos Fernando Motta
BIBLIOGRAFIA: A ser indicada posteriormente
07.11.25
12º. SEMINÁRIO - REAÇÃO TERAPÊUTICA NEGATIVA - Discussão clínica
PROFESSOR: Carlos Fernando Motta
14.11.25
13º SEMINÁRIO - Avaliação dos trabalhos dos alunos
05.12.25
14º SEMINÁRIO - Avaliação dos trabalhos dos alunos
12.12.25
15º SEMINÁRIO - Avaliação dos trabalhos dos alunos
NOTA: A bibliografia não referida será oportunamente informada.
Representante do curso junto ao Deptº Curricular e Docente: Maria Elisa Alvarenga



.png)