.png)
COORDENADORAS: Fernanda Marinho, Claudia Bernardes e Maria Elisa Alvarenga
PROFESSORES: Carlos Fernando Motta, Fátima Amim, Fernanda Marinho e Ney Marinho
LOCAL: Sede SBPRJ
INÍCIO: 08 de agosto de 2025 - sexta-feira
DATAS: 08, 15, 22 e 29/08; 12, 19 e 26/09; 03, 10, 17 e 31/10; 07 e 14/11; 05 e 12/12.
HORA: 08h30-10h
Nº SEMINÁRIOS: 15
OBJETIVOS E MÉTODO:
Dar continuidade ao estudo da técnica psicanalítica, dentro da proposta original do curso, que aqui reproduzimos parcialmente, com a introdução de novos conceitos e aprofundamento de outros já abordados. "A proposta do atual curso visa ao estudo da técnica psicanalítica, tal como podemos depreendê-la através da obra de seu fundador, numa associação indissolúvel entre clínica e teoria que possa levar a novas descobertas, dentro da singularidade do par analista-analisando. A ideia é também organizar o curso por temas que enfeixem os habituais conceitos de técnica, de forma a oferecer uma compreensão mais integrada de como estes elementos se plasmam no processo analítico. Além disso, a articulação temática visa facilitar a conexão com o pensamento de várias escolas, incluindo as mais contemporâneas". Teremos, nesse módulo, a colaboração de professores diversos, que certamente introduzirão diferentes vértices de abordagem e formas de pensar a técnica, propiciando um contato plural, sustentado por um denominador comum, e, ao mesmo tempo, singular, como se caracteriza a nossa prática analítica. O método será de exposição e discussão de conceitos teóricos, segundo o tema proposto e a partir do estudo da bibliografia recomendada, dando ensejo à articulação com a prática clínica, em livre participação de todos os presentes. Haverá ainda seminários destinados à apresentação de sessões clínicas, que alimentem o contato vivo com situações a que aludem os conceitos estudados.
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO: Frequência, estudo da bibliografia, participação nos seminários, e um trabalho de final de curso que será apresentado e discutido nos últimos seminários. Este trabalho não deve exceder 6 páginas e pede-se que não seja utilizado IA como recurso em sua escrita.
PRÉ-REQUISITOS: Aprovação em Técnica Psicanalítica I
NÚMERO DE VAGAS: Indeterminado
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Aprovação em Técnica Psicanalítica I
SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:
08.08.2025
1º SEMINÁRIO - A Regra Fundamental - os fatores das funções: associação livre/atenção flutuante
Professora: Fernanda Marinho
Bibliografia:
1. Freud, S. Obras Completas Volume 10. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, Ed. Schwarcz, 2010. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (1912), pp.147-162.
2. Bion, W. "Notas sobre memória e desejo" (1967) in Melanie Klein Hoje, vol. 2, (pp. 30-34). Rio de Janeiro, Imago Ed. 1990.
- Leitura suplementar: Tradução dos comentadores deste artigo (Ney Marinho). Biblioteca SBPRJ.
3. Bion, W. R. Aprender da Experiência (1962). Título original: Learning from Experience. Tradução: Ester Hadassa Sandler. São Paulo: Ed. Blucher. Capítulo 1, itens 1, 2, 3 e 4, pp. 23-24.
4. Bion, W. R. Ibidem. Capítulo 23, itens 1 e 2, pp 127-129. Obs.: Na leitura do item 2, podem ter a experiência de pontos obscuros ou incompreensíveis. É importante que leiam sem preocupação em entender; a conversa em seminário certamente os tornará mais claros, e úteis do ponto de vista técnico.
15.05.25
2º SEMINÁRIO - (continuação) A Regra Fundamental - os fatores das funções: associação livre/atenção flutuante – Discussão clínica
Professora: Fernanda Marinho
Bibliografia
Marinho, F. "A hospitalidade radical - uma experiência ética e estética". Inédito/setembro de 2011.
22.08.25
3º. SEMINÁRIO: Setting
Professora: Ruth Lerner
Bibliografia:
1. Freud, S. Vol.10, Artigos sobre Técnica- Companhia das Letras, São Paulo:- Recomendações ao médico que pratica a psicanálise (1912)- p. 147
O início do tratamento (1913)- Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I- p. 193
2. Figueiredo, L.C, & Coelho Junior, N.- Ética e técnica em Psicanálise. Ed. Escuta, 2008- Presença, Implicação e reserva- pp. 13- 58
3. Green, A.- Orientações para uma psicanálise contemporânea- 2008, Imago. Cap. 3- Enquadre- Processo- Transferência- pp. 53– 64
4. Bibliografia complementar: 1. Etchegoyen, R. H.- Fundamentos da Técnica
Psicanalítica Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. Parte IV- Da natureza do
processo analítico Cap. 37 - Sobre as normas do enquadre -Cap. 38 - O
enquadre psicanalítico - pp. 300 - 306
29.08.25
4º SEMINÁRIO: Setting - Discussão clínica
Professora: Ruth Lerner
12.09.25
5º SEMINÁRIO: Interpretação
Professor: Carlos Fernando Motta
Bibliografia: A ser indicada posteriormente
19.09.25
6ºSEMINÁRIO: Interpretação - Discussão clínica
Professor: Carlos Fernando Motta
26.09.25
7º SEMINÁRIO: Acting out
Professora: Fernanda Marinho
Bibliografia:
1 - Freud, S. 'Recordar, Repetir e Elaborar'(1914) [Artigos sobre Técnica]. In Obras Completas, vol.10, Companhia das Letras, 2010, pp. 193-209.
2 – O caso Dora (Posfácio)
3 – Cassorla, R. Transferindo aspectos inomináveis no campo analítico: uma aproximação didática. Revista de Psicanálise - SPPA
03.10.25
8º SEMINÁRIO: Acting Out - Discussão clínica
Professora: Fernanda Marinho
10.10 25
9º SEMINÁRIO: Reação Terapêutica Negativa
Professor: Ney Marinho
Bibliografia:
Etchegoyen, H. A Reação Terapêutica Negativa (item 1). In Fundamentos da Técnica Psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989, 2ª Edição, pp. 435-441.
17.10.25
10º SEMINÁRIO: Reação Terapêutica Negativa - Discussão clínica
Professor: Ney Marinho
31.10.25
11º SEMINÁRIO: Construções
Professora: Fátima Amim
Bibliografia:
Freud, S(1937). Construções em análise. S. E vol. 23 p. 289-304
07.11.25
12º SEMINÁRIO: Construções – Discussão clínica
Professora: Fátima Amim
14.11.25
13º SEMINÁRIO: Avaliação dos trabalhos dos alunos
05.12.25
14º SEMINÁRIO: Avaliação dos trabalhos dos alunos
12.12.25
15º SEMINÁRIO: Avaliação dos trabalhos dos alunos
NOTA: A bibliografia não referida será oportunamente informada.
Representante do curso junto ao Deptº Curricular e Docente: Maria Elisa Alvarenga



.png)