top of page
Cursos site (11).png

COORDENADORAS: Fernanda Marinho, Claudia Bernardes e Maria Elisa Alvarenga 

PROFESSORES: Carlos Fernando Motta, Fátima Amim, Fernanda Marinho e Ney Marinho 

 

​LOCAL: Sede SBPRJ

INÍCIO: 08 de agosto de 2025 - sexta-feira 

DATAS: 08, 15, 22 e 29/08; 12, 19 e 26/09; 03, 10, 17 e 31/10; 07 e 14/11; 05 e 12/12.

HORA: 08h30-10h

Nº SEMINÁRIOS: 15

OBJETIVOS E MÉTODO:
Dar continuidade ao estudo da técnica psicanalítica, dentro da proposta original do curso, que aqui reproduzimos parcialmente, com a introdução de novos conceitos e aprofundamento de outros já abordados. "A proposta do atual curso visa ao estudo da técnica psicanalítica, tal como podemos depreendê-la através da obra de seu fundador, numa associação indissolúvel entre clínica e teoria que possa levar a novas descobertas, dentro da singularidade do par analista-analisando. A ideia é também organizar o curso por temas que enfeixem os habituais conceitos de técnica, de forma a oferecer uma compreensão mais integrada de como estes elementos se plasmam no processo analítico. Além disso, a articulação temática visa facilitar a conexão com o pensamento de várias escolas, incluindo as mais contemporâneas". Teremos, nesse módulo, a colaboração de professores diversos, que certamente introduzirão diferentes vértices de abordagem e formas de pensar a técnica, propiciando um contato plural, sustentado por um denominador comum, e, ao mesmo tempo, singular, como se caracteriza a nossa prática analítica. O método será de exposição e discussão de conceitos teóricos, segundo o tema proposto e a partir do estudo da bibliografia recomendada, dando ensejo à articulação com a prática clínica, em livre participação de todos os presentes. Haverá ainda seminários destinados à apresentação de sessões clínicas, que alimentem o contato vivo com situações a que aludem os conceitos estudados.


SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO: Frequência, estudo da bibliografia, participação nos seminários, e um trabalho de final de curso que será apresentado e discutido nos últimos seminários. Este trabalho não deve exceder 6 páginas e pede-se que não seja utilizado IA como recurso em sua escrita.


PRÉ-REQUISITOS: Aprovação em Técnica Psicanalítica I


NÚMERO DE VAGAS: Indeterminado


CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Aprovação em Técnica Psicanalítica I

SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:

 

08.08.2025

1º SEMINÁRIO - A Regra Fundamental - os fatores das funções: associação livre/atenção flutuante

 Professora: Fernanda Marinho

Bibliografia:

1. Freud, S. Obras Completas Volume 10. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, Ed. Schwarcz, 2010. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (1912), pp.147-162.

2. Bion, W. "Notas sobre memória e desejo" (1967) in Melanie Klein Hoje, vol. 2, (pp. 30-34). Rio de Janeiro, Imago Ed. 1990.

 - Leitura suplementar: Tradução dos comentadores deste artigo (Ney Marinho). Biblioteca SBPRJ.

3. Bion, W. R. Aprender da Experiência (1962). Título original: Learning from Experience. Tradução: Ester Hadassa Sandler. São Paulo: Ed. Blucher. Capítulo 1, itens 1, 2, 3 e 4, pp. 23-24.

4. Bion, W. R. Ibidem. Capítulo 23, itens 1 e 2, pp 127-129. Obs.: Na leitura do item 2, podem ter a experiência de pontos obscuros ou incompreensíveis. É importante que leiam sem preocupação em entender; a conversa em seminário certamente os tornará mais claros, e úteis do ponto de vista técnico.

 

15.05.25

2º SEMINÁRIO - (continuação) A Regra Fundamental - os fatores das funções: associação livre/atenção flutuante – Discussão clínica

Professora: Fernanda Marinho

Bibliografia

Marinho, F. "A hospitalidade radical - uma experiência ética e estética". Inédito/setembro de 2011.

 

22.08.25

3º. SEMINÁRIO: Setting

Professora: Ruth Lerner

Bibliografia:

1. Freud, S. Vol.10, Artigos sobre Técnica- Companhia das Letras, São Paulo:- Recomendações ao médico que pratica a psicanálise (1912)- p. 147

 

O início do tratamento (1913)- Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I- p. 193

 

2. Figueiredo, L.C, & Coelho Junior, N.- Ética e técnica em Psicanálise. Ed. Escuta, 2008- Presença, Implicação e reserva- pp. 13- 58

 

3. Green, A.- Orientações para uma psicanálise contemporânea- 2008, Imago. Cap. 3- Enquadre- Processo- Transferência- pp. 53– 64

 

4. Bibliografia complementar: 1. Etchegoyen, R. H.- Fundamentos da Técnica

Psicanalítica Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. Parte IV- Da natureza do

processo analítico Cap. 37 - Sobre as normas do enquadre -Cap. 38 - O

enquadre psicanalítico - pp. 300 - 306

 

29.08.25

4º SEMINÁRIO:  Setting - Discussão clínica

Professora: Ruth Lerner

 

12.09.25

5º SEMINÁRIO: Interpretação

Professor: Carlos Fernando Motta

Bibliografia: A ser indicada posteriormente

 

19.09.25

6ºSEMINÁRIO: Interpretação - Discussão clínica

Professor: Carlos Fernando Motta

 

26.09.25

7º SEMINÁRIO: Acting out

Professora: Fernanda Marinho

Bibliografia:

1 - Freud, S. 'Recordar, Repetir e Elaborar'(1914) [Artigos sobre Técnica]. In Obras Completas, vol.10, Companhia das Letras, 2010, pp. 193-209.

2 – O caso Dora (Posfácio)

3 – Cassorla, R. Transferindo aspectos inomináveis no campo analítico: uma aproximação didática. Revista de Psicanálise - SPPA

 

03.10.25

8º SEMINÁRIO: Acting Out - Discussão clínica

Professora: Fernanda Marinho

 

10.10 25

9º SEMINÁRIO: Reação Terapêutica Negativa

Professor: Ney Marinho

Bibliografia:

Etchegoyen, H. A Reação Terapêutica Negativa (item 1). In Fundamentos da Técnica Psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989, 2ª Edição, pp. 435-441.

 

17.10.25

10º SEMINÁRIO: Reação Terapêutica Negativa - Discussão clínica

Professor: Ney Marinho

 

31.10.25

11º SEMINÁRIO:  Construções

Professora: Fátima Amim

Bibliografia:

Freud, S(1937). Construções em análise. S. E vol. 23 p. 289-304

 

07.11.25

12º SEMINÁRIO:  Construções – Discussão clínica

Professora: Fátima Amim

 

14.11.25

13º SEMINÁRIO:  Avaliação dos trabalhos dos alunos

 

05.12.25

14º SEMINÁRIO: Avaliação dos trabalhos dos alunos 

 

12.12.25

15º SEMINÁRIO: Avaliação dos trabalhos dos alunos 

NOTA: A bibliografia não referida será oportunamente informada.

 

Representante do curso junto ao Deptº Curricular e Docente: Maria Elisa Alvarenga

BIBLIOGRAFIA: acima

Todos os textos sugeridos poderão ser encontrados na Biblioteca da SBPRJ.

bottom of page