top of page

ESTUDO DA OBRA DE SIGMUND FREUD: FORMULAÇÕES METAPSICOLÓGICAS, TEÓRICOCLINICAS E TEÓRICOCULTURAIS – MÓDULO VIII CASOS CLÍNICOS

Caso Dora, O Homem dos Ratos, O pequeno Hans, O Homem dos Lobos

Início: 12/08/2025

DATAS: : AGOSTO: 12, 19 e 26| SETEMBRO: 02, 09, 16, 23 e 30| OUTUBRO: 07, 14, 21 e 28 |NOVEMBRO: 04, 11, 18 e 25 | DEZEMBRO: 02 (terças-feiras)

HORÁRIO: 20h45-22h15

LOCAL: On-line

NÚMERO DE SEMINÁRIOS: 18 (dezoito)

Coordenadores:

Anna-Maria Bittencourt, Carlos Fernando Motta Fernanda Marinho, Munira Proença e Ney Marinho

Coordenadores do módulo:

Anna-Maria Bittencourt, Jeremias Ferraz Lima, Maria Helena Junqueira e Sergio Almeida

OBJETIVOS E MÉTODOS:

Dando continuidade ao Curso Introdutório da Obra de Freud, o atual estudo pretende abordar textos freudianos escritos nos 20 últimos anos de sua vida. As observações sobre a clínica da neurose traumática, os fenômenos da repetição, assim como a barbárie da guerra em curso, levam Freud a uma revisão radical de teorias, postulando em 1920, o conceito de pulsão de morte e da destrutividade humana, modificando sua teoria das neuroses e a metapsicologia e, ainda, retomando e aprofundando os estudos socioculturais, que lhe propiciam nova compreensão do ser humano.

O curso terá a duração de três anos. Os dois primeiros semestres (módulos V, VI e VII) serão dedicados à metapsicologia, às revisões econômica, dinâmica e tópica. O princípio do prazer irá perder sua soberania, e o princípio de inércia será revisitado, a polaridade pulsional ganhará nova forma com o embate entre pulsão de vida e de morte e as instâncias psíquicas encontrarão novo modo de diferenciar-se, agora em Ego, Id e Superego. Tais reformulações atingirão o fenômeno da angústia, entendida agora, não mais como consequência, mas como motor da repressão, como sinal do conflito.

Terminado este período, terá início, no terceiro e quarto semestre do curso (módulos VIII e IX), o estudo clínico de casos de neurose e psicose, tratados, acompanhados ou investigados por Freud. Foram escritos antes da revisão metapsicológica de 1920, mas, pretende-se, além da discussão clínica dos casos, um estudo crítico que envolva os conceitos abordados no ano anterior do curso.

Por fim, nos dois últimos semestres do curso (módulo X) adentraremos os chamados textos culturais de Freud, com ideias sobre a origem do social e da cultura, da religião, dos mitos, dos grupos humanos e as aproximações destes fenômenos com os observados na clínica psicanalítica. Seria impossível, disse Freud, separar a psicologia social da individual, cada uma amplia o conhecimento da outra. Confirmaremos nestes textos tardios toda a complexidade da formação da mente humana, capaz de realizar os mais extremos atos de destrutividade, contra si e os outros e ao mesmo tempo albergar identificações com o que há de mais sublime em nossa cultura.

Neste semestre, módulo VIII, se irá acompanhar e discutir quatro textos freudianos, sobre histeria, neurose obsessiva, fobia e uma neurose infantil, sua patogenia e terapêutica, assim como os mecanismos responsáveis pela formação dos sintomas, acompanhados de considerações teóricas e técnicas. Inicia-se com a Análise fragmentária de uma histeria, de uma jovem, de dezoito anos, com sintomas histéricos, entendidos por Freud como consequentes ao conflito edípico recalcado, alcançado pela análise dos sonhos; o conceito de transferência foi ali teorizado pela primeira vez. Será estudado, em seguida, a Análise da fobia de um garoto de cinco anos (1909), realizada por seu próprio pai, supervisionada por Freud, que permitiu estabelecer a conexão entre o sintoma fóbico e o complexo de castração. Prossegue-se com Observações sobre um caso de neurose obsessiva, o Homem dos ratos, explicando Freud os fenômenos da onipotência de pensamentos e da compulsão – fator determinante desta neurose. Encerra-se finalmente o semestre com o estudo da História de uma neurose infantil (1918), o Homem dos lobos, história reconstruída a partir da sua análise, já adulto. Partindo da hipótese de um trauma sexual precoce, a chamada cena originária - que se apresenta em formato onírico - Freud, observa a construção da neurose infantil. Desenvolve a noção de fantasias originárias e avança no estudo das neuroses obsessivas.

SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:

A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência mínima de 75%, em cada caso clínico. A decisão sobre apresentação de trabalho escrito ficará a cargo de cada professor.

 

PRÉ-REQUISITOS:

Os alunos do Período de Qualificação devem ter cursado o ESTUDO DA OBRA DE S. FREUD até o módulo VII e devem estar regularmente inscritos no Modulo VIII.

 

CRITÉRIOS DE SELECÃO:

Dirigido, prioritariamente, a alunos do Período de Qualificação. Aberto a alunos em outras etapas da formação e a membros interessados da SBPRJ; a membros dos Núcleos de Salvador e Vitória e aos alunos de intercâmbio do ABC.

 

NÚMERO DE VAGAS: 15

 

DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:

 

1º SEMINÁRIO – 12/08

Uma introdução à nosologia psicanalítica em Freud

Professor: Sergio Almeida

 

2º SEMINÁRIO – 19/08

Análise fragmentária de um caso de histeria ( Caso Dora)

Professora: Maria Helena Rego Junqueira

Bibliografia:

1 - Freud, S. (2016). Análise fragmentária de um caso de histeria.  In S. Freud, Obras completas (P.C. Souza, Trad.,Vol. 6, pp. 171-320). Cia das Letras (Trabalho original publicado em 1921)

 

3º SEMINÁRIO – 26/08

Análise fragmentária de um caso de histeria ( Caso Dora ) - continuação

 

4º. SEMINÁRIO – 02/09

Análise fragmentária de um caso de histeria ( Caso Dora ) - continuação

 

5º SEMINÁRIO – 09/09

Análise fragmentária de um caso de histeria ( Caso Dora ) – continuação

6º SEMINÁRIO – 09/09

Análise fragmentária de um caso de histeria ( Caso Dora ) – continuação

 

7º SEMINÁRIO – 16/09

Análise de uma fobia de um garoto de cinco anos (O pequeno Hans)

Professora: Anna-Maria Bittencourt

Bibliografia:

Freud, S. (2015). Análise de uma fobia de um garoto de cinco anos. Obras completas (P.C. Souza, Trad., Vol.,16, pp. 13-74). Cia das Letras (Trabalho original publicado em 1909)

 

8º SEMINÁRIO – 23/09

Análise de uma fobia de um garoto de cinco anos (O pequeno Hans) – continuação.

 

9º SEMINÁRIO – 30/09

Análise de uma fobia de um garoto de cinco anos (O pequeno Hans) – continuação.

 

10º SEMINÁRIO – 07/10

Análise de uma fobia de um garoto de cinco anos (O pequeno Hans) – continuação.

 

11º. SEMINÁRIO – 14/10

Observações sobre um caso de neurose obsessiva ( O Homem dos Ratos )

Professor: Jeremias Ferraz

Bibliografia

3 - Freud, S. (2013). Observações sobre um caso de neurose obsessiva. In S. Freud. In S. Freud, Obras completas (P.C. Souza, Trad.,Vol.,9, pp. 13-112). Cia das Letras (Trabalho original publicado em 1909)

 

12º SEMINÁRIO –21/10

Observações sobre um caso de neurose obsessiva ( O Homem dos Ratos) - continuação

 

13º SEMINÁRIO –28/11

Observações sobre um caso de neurose obsessiva ( O Homem dos Ratos) – continuação.

 

14º SEMINÁRIO – 04/11

Observações sobre um caso de neurose obsessiva ( O Homem dos Ratos) – continuação.

 

15º SEMINÁRIO - 11/11

História de uma neurose infantil ( O Homem dos Lobos)

Professor: Sérgio Almeida

Bibliografia: 4 - Freud, S. (2010). História de uma neurose infantil. In S. Freud, Obras completas (P.C. Souza, Trad.,Vol.,9, pp. 13-160). Cia das Letras (Trabalho original publicado em 1918)

 

16º SEMINÁRIO – 18/11

História de uma neurose infantil ( O Homem dos Lobos) – continuação.

 

17º SEMINÁRIO –25/11

História de uma neurose infantil ( O Homem dos Lobos) – continuação.

 

18º SEMINÁRIO – 02/12

História de uma neurose infantil ( O Homem dos Lobos) – continuação.

 

19º SEMINÁRIO – 09/12

Avaliação do curso e autoavaliação com todos os professores.

 

REPRESENTANTE DO CURSO JUNTO AO DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOCENTE:

Jeremias Ferraz Lima, Maria de Fátima Amin, Maria Helena Junqueira, Sergio Almeida.

bottom of page