A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) tem uma longa tradição como entidade formadora de psicanalistas através do seu Instituto de Formação Psicanalítica.

 

FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

 

Recentemente, foi efetuada importante reforma relativa ao Curso de Formação Psicanalítica no Instituto de Formação Psicanalítica da SBPRJ, com mudanças significativas quanto aos requisitos para ingresso, ao processo de seleção e aos critérios de acompanhamento e avaliação nos períodos cursados.

 

O processo de seleção se dará em duas etapas, relativas ao Período Preliminar e ao Período de Qualificação.

 

PERÍODO PRELIMINAR (duração de 2 anos): 

• Pré-requisito: Curso Superior completo.

 

∙ Entrevistas de Acesso – MÓDULO I: A seleção dos postulantes ao Período Preliminar se dará a partir de uma série de 03 (três) entrevistas com analistas designados para este fim (MÓDULO I). Uma vez aprovado, o postulante fará sua inscrição como aluno do Instituto da SBPRJ.

 

∙ Análise Pessoal: Deverá ter início – caso ainda não se tenha iniciado - tão logo o postulante seja aprovado no MÓDULO I; e deverá ser realizada com analista Membro Efetivo ou Titular de uma Sociedade filiada à Associação Internacional de Psicanálise (IPA), com a frequência mínima de 3 (três) sessões por semana. No Rio de Janeiro, são três as Sociedades filiadas à IPA: Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) e Associação Psicanalítica do Rio de Janeiro (APERJ)

 

Cursos:

Estudo da Obra de Sigmund Freud

> Desenvolvimento Emocional do Bebê à Adolescência – incluindo a Observação da Relação Mãe-Bebê

> Curso Temático de Técnica 

> História do Desenvolvimento do Pensamento Psicanalítico

 

GAAC - Participação no Grupo de Acompanhamento e Avaliação Contínua (GAAC), instância que acompanha e avalia o aluno durante todo o seu percurso no Instituto.

 

PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO:

 

Entrevistas Conclusivas – MÓDULO II: Após a conclusão satisfatória do Período Preliminar, para dar continuidade ao Curso de Formação Psicanalítica, o aluno passará por uma segunda série de 3 (três) entrevistas, com analistas designados para este fim (MÓDULO II). Uma vez aprovado, o aluno dará sequência ao Curso de Formação, passando à categoria de Membro Provisório da SBPRJ e dando início ao Período de Qualificação.

Caso o aluno não seja aceito no MÓDULO II, terá o certificado, emitido pelo Instituto da SBPRJ, com o histórico dos cursos realizados.

 

Análise Pessoal: Perpassa toda a Formação, tanto nos desdobramentos de seminários teóricos, como das atividades clínicas. É importante ter em conta que o interesse maior, na Formação, é a aquisição e o desenvolvimento do vértice psicanalítico, que se dá, primordialmente, através da experiência de análise pessoal; e através das supervisões e da articulação teórico clínica exercitada nos seminários.

 

Cursos Teóricos Eletivos – O Instituto da SBPRJ se caracteriza por uma concepção pluralista de ensino, oferecendo cursos de diferentes escolas do pensamento psicanalítico: Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott, Bion, Lacan, Psicologia do Self, Escola Francesa etc.

 

Programa de Atividades Clínicas – Seminários Clínicos – um mínimo de 12 módulos de 8 seminários clínicos com diferentes coordenadores - e 02 (dois) casos de análise sob supervisão oficial, sendo o primeiro com duração mínima de 24 meses e o segundo com duração mínima de 18 meses. É facultada aos alunos, desde o início da formação, a frequência, como ouvintes, aos seminários clínicos de sua escolha.

 

• Acompanhamento de estágio em instituição psiquiátrica – a experiência psiquiátrica faz parte das exigências para a formação no Instituto. É necessário que esta se dê por um período de, pelo menos 250 horas, com acompanhamento da comissão de estágio do Instituto, podendo haver aproveitamento de experiência prévia, desde que esta atenda aos critérios estabelecidos pela comissão.

 

GAAC - Participação no Grupo de Acompanhamento e Avaliação Contínua (GAAC), instância que acompanha e avalia o aluno durante todo o seu percurso no Instituto.

Atenção:

Além do programa acima descrito, o aluno participa das atividades científicas, clínicas e culturais da Instituição, ampliando, no convívio com os colegas e professores, o seu engajamento no processo de Formação e aperfeiçoamento. A Brasileira do Rio entende esse processo como permanente, enquanto o analista praticar seu ofício de analisar.

Concluída a Formação, o aluno qualificado como psicanalista poderá ingressar como Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.

 

Se desejar obter mais informações sobre a nossa Formação, entre em contato com o secretário administrativo do Instituto - Daniel Loureiro.

E-mail: instituto@sbprj.org.br  

Instituto de Ensino e

Formação Psicanalítica