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Coordenadores: Anna-Maria Bittencourt, Fernanda Marinho e Ney Marinho.

 

Professores: Anna-Maria de Lemos Bittencourt, Henrique Honigsztejn, Luiz Fernando Gallego, Ney Marinho e Oscar Carrera. 

 

​LOCAL: On-line

INÍCIO: 06 de agosto de 2025 - quarta-feira 

DATAS: 06 e 20/08; 10/09; 01 e 15/10; 12/11 e 03/12

HORA: 20h30-22h

Nº SEMINÁRIOS: 07

OBJETIVOS E MÉTODO:

Pretendemos fazer uma apresentação do berço cultural no qual a psicanálise nasce e se desenvolve, paradoxalmente crítica dos paradigmas de sua própria época - os tempos da passagem do final do século XIX para o XX. Considerada, tal como Paris, berço das grandes mudanças culturais e científicas da época, a Viena de Freud vai ser apresentada como o núcleo em que foi gestada tal doutrina. Nossa suposição é de que possamos iluminar não só as raízes revolucionárias da psicanálise, como o caminho aberto para as discussões que a teoria dos primeiros anos não pôde abarcar, deixando-a assim opaca para as questões que advieram e dela exigiram reflexão. Pretendemos, na sequência do curso, abordar as ideias centrais das principais escolas psicanalíticas, observando que elas derivam de cortes epistemológicos naquilo que podemos chamar de tronco da psicanálise, que é o pensamento freudiano. Os seminários se darão quinzenalmente, com distribuição de bibliografia prévia que sustente os temas referidos. Após pequena exposição oferecida pelo(s) professor(es) responsável(eis), a discussão se estenderá para todos os participantes. Ressalte-se, mais uma vez, que o objetivo do curso não se atém a uma ilustração cultural, mas implica numa provocação de ideias que permitirão aos alunos, posteriormente, a absorção das raízes de escolas, e técnicas, de suas preferências.

O Curso terá a abrangência de 4 semestres letivos. O programa, ora apresentado para o primeiro semestre, dedica-se ao primeiro módulo, conquanto possam ser encontrados na Ementa acima as motivações e o espírito norteador da elaboração do curso, em seu conjunto de módulos.


SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Ao final dos dois primeiros módulos do curso, será solicitado um trabalho que verse sobre um dos temas abordados no período de estudo. Este trabalho não deverá exceder 5 páginas, e solicita-se que em sua redação não seja utilizado o recurso IA. Haverá ao final de cada módulo um seminário de avaliação do curso e autoavaliação dos alunos, com propostas de aprimoramento do estudo, no qual os coordenadores participarão.

 
PRÉ-REQUISITOS: alunos do Período Preliminar devem estar regularmente inscritos no Módulo I do curso. 

NÚMERO DE VAGAS: 20 (vinte) - alunos do Instituto; alunos ou associados aos Núcleos do Espírito Santo e Salvador; candidatos do Intercâmbio ABC; associados ao Centro Psicanalítico de Nova Friburgo; e membros da SBPRJ.
 
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Dirigido, prioritariamente, a alunos do Período Preliminar. Aberto a alunos em outras etapas da formação e a membros interessados da SBPRJ; a membros dos Núcleos de Salvador e Vitória e aos alunos de intercâmbio do ABC e OCAL. 

DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS: 

06.08.25

1º Seminário: FREUD

Professor: Oscar Carrera

 

20.08.25

2º Seminário: O SURGIMENTO DA PSICANÁLISE: FILOSOFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA NA VIENA DE FREUD

Professor: Ney Marinho

Bibliografia:

Mezan, R. – VIENA E AS ORIGENS DA PSICANÁLISE. In A formação cultural de Freud, org. Marialzira Perestrello, pp. 73 – 105

Bibliografia suplementar:

Marcondes, D. - Filosofia Contemporânea. In Iniciação à História da Filosofia - dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. pp. 249-276 e pp. 289 e 290. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997 

 

10.09.25

3º Seminário: FREUD E AS ARTES I - MÚSICA

Professor: Luiz Fernando Gallego

Bibliografia:

Obs.: É necessário que os alunos vejam os trechos escolhidos, abaixo relacionados, ANTES do seminário.

1 - Da ópera “Carmen”, trecho de um filme de Francesco Rossi, com a famosa “Habanera” em que a personagem dá sua definição sobre o AMOR https://www.youtube.com/watch?v=_8y1dj7bvj

 2 - Numa carta a Fliess, Freud fala de uma paciente que mencionou a ópera “Carmen” e ele perguntou a ela se ela conhecia um trecho de outra ópera, “O Casamento de Fígaro”, de Mozart, em que o personagem Cherubino, um adolescente permanentemente excitado, pergunta à Condessa e à noiva de Fígaro, Suzana se elas podem esclarecer a ele se o que ele sente é amor. Atenção: o personagem é um rapazola, mas a música é para ser cantada por quem tenha timbre feminino, ou seja: uma situação de travestismo, não muito rara em óperas https://www.youtube.com/watch?v=1nRObrCLKNs

3 - Cherubino, em 2019, pela primeira vez foi interpretado, em Londres por um cantor do sexo masculino, porém com timbre de “contratenor”, equivalente ao de cantoras com timbre “contralto”, mais grave do que o de soprano https://www.youtube.com/watch?v=XWkcSlDbbfk

 4 - Um trecho desta mesma ópera é mencionado por Freud no famoso “Sonho do Conde Thum” (“Interpretação dos Sonhos”, Volume IV, página 221 na Ed. Standard Brasileira) https://www.youtube.com/watch?v=4oxPR1d6ONE (Accessible Arias: Erwin Schrott sings 'Se vuol ballare' from The Marriage of Figaro)

 5 - Por fim, com legendas em português, três trechos da Ópera “Don Giovanni” no linkhttps://www.youtube.com/watch?v=XIY63-5K6mk Primeiro trecho, o criado do Don Juan conta para uma das 1003 mulheres que D. Juan seduziu e logo abandonou quantas terão sido em outros países ver de 26minutos e 56 segundos até 33minutos e 19 segundos Segundo trecho: nesta ária curta, a música tenta traduzir o turbilhão sensual em vive o conquistador de 1hora 03minutos e 22 segundos até 1hora 04minutos e 46 segundos OPCIONAL: No desfecho, a estátua de um homem que ele matou e convidou para jantar aparece pra pedir que ele se arrependa ou irá para o inferno https://www.youtube.com/watch?v=8zB6hXEMV50

 

01.10.25

4º Seminário: A INFLUÊNCIA DO ROMANTISMO NO HUMANISMO DE FREUD E DA PSICANÁLISE

Prof.: Henrique Honigsztejn

Bibliografia a ser distribuída

 

15.10.25

5º Seminário: FREUD E AS ARTES II - A SECESSÃO VIENENSE: A IDADE DE OURO DAS ARTES VISUAIS.

Professora: Anna-Maria Bittencourt

Bibliografia:

Schorske, Carl E., Viena Fin-de-Siècle – Política e Cultura – Cia. das Letras. São Paulo: 1988. Trad. Denise Bottmann:

            - Cap. V – Gustav Klimt: pintura e crise do ego liberal (pp. 201-262)

            - Cap. VII – Explosão no jardim: Kokoscha e Schoenberg (pp. 301-322). Privilegiar a primeira parte do texto uma vez que já se discutiu a contribuição de Schoenberg em seminário anterior.

 

12.11.25

6º Seminário:  FREUD E AS ARTES III - NASCEM A PSICANÁLISE E O CINEMA

Prof. Luiz Fernando Gallego

Bibliografia:

Lacoste, P. (1990) Psicanálise na Tela: Pabst, Abraham, Sachs, Freud e o filme Segredos de uma Alma. Rio Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1992.

 

03.12.25

7º Seminário: AVALIAÇÃO DO CURSO E AUTOAVALIAÇÃO

 

REPRESENTANTES DO CURSO JUNTO AO DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOCENTE: Anna-Maria Bittencourt e Fernanda Marinho

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