top of page

CURSO OBRIGATÓRIO PARA ALUNOS NO PERÍODO DE QUALIFICAÇÃO

A teoria da angústia em Freud

Início: 18/03/2025


DATAS: MARÇO: 18, 25 | ABRIL: 01, 08, 15, 22, 29 | MAIO: 06, 13, 20, 27 | JUNHO: 03 (terças-feiras)

HORÁRIO: 20h30-22h

LOCAL: on-line/Zoom

NÚMERO DE SEMINÁRIOS: 12 (doze)

Coordenador:

Sergio Costa de Almeida 

Colaboradora: Munira Aiex Proença

OBJETIVO E MÉTODO:

O curso pretende abordar o pensamento de Freud em torno do conceito de angústia, explicitando seu papel na formação dos sintomas, a relação com o eu e suas defesas, além de sublinhar sua importância capital nas diversas expressões psicopatológicas. 
Escolhemos, para tanto, percorrer o texto Inibição, Sintoma e Angústia, que tem como tema central a renovada teoria da angústia – também chamada de “segunda teoria da angústia” – apresentada sob uma perspectiva metapsicológica: a angústia como sinal para o ego de um perigo advindo do eu. Tal mudança de perspectiva permitiu à Freud uma compreensão ampliada da organização das neuroses, especialmente de certos mecanismos presente nas fobias e na neurose obsessiva. 
Ressaltaremos, ainda, a diferenciação e a interrelação da angústia com os conceitos afins de inibição e sintoma, assim como seus respectivos papeis na organização psíquica. 

SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO: a avaliação pretende ser contínua no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Os alunos deverão expor os trechos previamente distribuídos. Haverá, ao final, um tempo destinado à autoavaliação e apreciação do aproveitamento com a participação de todos os alunos e professores. 

 

PRÉ-REQUISITOS: haver cursado os seis primeiros módulos do curso de Freud do Instituto.
.

NÚMERO DE VAGAS: aberto para alunos do período de qualificação, 1 (uma) vaga para os Núcleos Psicanalíticos, 2 (duas) vagas para o Programa de Intercâmbio da ABC. Membros da SBPRJ interessados poderão também participar, dependendo do número de vagas. 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: ordem de inscrição com prioridade para os alunos do Período Qualificação. A critério da coordenação do curso quanto à disponibilidade de vagas, poderão ser incluídos os associados ao Núcleo de Salvador, ao NUPES e ao Centro de Nova Friburgo, candidatos do Intercâmbio da ABC e alunos externos. Membros associados e efetivos da SBPRJ interessados também poderão participar.
 

REPRESENTANTE DO CURSO JUNTO AO DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOCENTE: Sergio Costa de Almeida


SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS: 

 

1º, 2º e 3º seminários: 18 e 25/03, 01/04
Apresentação do percurso freudiano no estabelecimento do conceito de Angústia. No dia 18/03 também será estabelecida a sequência da apresentação dos alunos.

 

4º seminário: 08/4  Apresentação dos alunos
Inibição, Sintoma, Formação dos Sintomas 
Cap. I e II: p 14 a 26 

5º seminário:  15/04 Apresentação dos alunos
O eu, suas defesas patológicas, formação de sintomas nas fobias; relendo o Pequeno Hans. Cap. III e IV – pág. 27 a 45 

 

6º seminário: 22/04  Apresentação dos alunos
Os conflitos na formação fóbica A regressão e a disjunção dos instintos.  O obsessivo, suas defesas: o isolamento e a anulação do acontecido. Cap. V - pág. 47 a 56 e Cap. VI – pág. 56 a 62.

7º seminário:  29/04 Apresentação dos alunos
As fobias – a relação da angústia com a formação do sintoma. Cap. VII – pág. 62 a 71.

8º seminário:  06/05 Apresentação dos alunos
Angústia de castração e o desamparo. A remodelação da teoria da angústia. Angústia automática e angústia sinal. Angústia e perda do objeto.  Cap. VIII – pág. 71 a 87 .

9º seminário: 13/05 Apresentação dos alunos
Angústia e formação de sintomas. Crítica a Rank e seu conceito de trauma do nascimento. Cap. IX – pág. 87 a 94 e Cap. X – pág. 94 a 103 

10º seminário: 20/05  Apresentação dos alunos
Resistência e contrainvestimento e suas relações com as neuroses. Angústia por transformação da libido, recalque e defesa. 
Cap. XI - A modificação de opiniões anteriores pág. 103 a 114.

11º seminário:  27/05  Apresentação dos alunos
Angústia, dor e luto. Angústia realística e angústia neurótica; o perigo pulsional. Cap. XI - Observações suplementares sobre a angústia. Pág. 114 a 123 

 

12º seminário: 03/06
Atividade com a participação de todos os alunos e professores com autoavaliação, apreciação do aproveitamento e sugestões 

 

BIBLIOGRAFIA
Freud, S. (1926) – Inibição, Sintoma e Angústia. In Sigmund Freud, Obras Completas, vol. 17. São Paulo: Cia. das Letras. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
"Dicionário comentado do alemão de Freud", Rio de Janeiro: Imago Ed., 1996, pp. 62-79. 

 

Os cursos eletivos estão abertos para MEMBROS E ALUNOS FEBRAPSI.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES.

bottom of page