
AS MÚLTIPLAS FACES DA CRIATIVIDADE HUMANA:
CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT E JOYCE MC DOUGALL
Início: 08/08/2025
DATAS
AGOSTO: 08, 15, 22 e 29| SETEMBRO: 12, 19 e 26| OUTUBRO: 03, 10, 17 e 31 |NOVEMBRO: 07 e 14 | DEZEMBRO: 05 e 12 (sextas-feiras)
HORÁRIO: 11h30-13h
LOCAL: sede SBPRJ
NÚMERO DE SEMINÁRIOS: 15 (quinze)
COORDENADORES: Aida Ungier, Anna-Maria Bittencourt, Cristina Cunha, Mariana Neustein e Ruth Lerner.
PROFESSORES: Aida Ungier, Anna-Maria Bittencourt, Cristina Cunha, Mariana Neustein e Ruth Lerner.
OBJETIVO E MÉTODO:
Em sua jornada de construção do self, o ser humano irá criar, no espaço potencial que separa o eu e o outro, produções singulares mais ou menos bem sucedidas, que lhe permitem lidar com lutos e perda dos seus objetos primordiais e construir-se como sujeito. Deste espaço podem advir ricas produções culturais, mas, ele pode também tornar-se opaco, limitado, ou mesmo não se constituir produzindo então sintomas. Acompanharemos estas produções no curso, através de vasto material clínico e teórico, a patologia da normalidade e a criatividade dos desviantes, percorrendo, para tanto, os conceitos de espaço potencial, de falso e verdadeiro self, de psiquesoma, de neonecessidades e neoexualidades, conforme enfoque dos autores estudados. Verificaremos o quanto suas contribuições permitiram uma visão ampliada sobre a prática clínica com pacientes carentes de integração egóica, com sintomatologias somatizantes, aditivas, desviantes, que vem exigir do analista permanente indagação sobre sua própria organização psíquica.
É preciso reconhecer que o ser humano sempre cria algo no espaço que o separa do outro ou de seu desejo: pode ser uma neurose uma perversão, uma psicose, uma obra de arte ou uma produção intelectual ...... o caracterial do tipo normal criou para si uma carapaça. (McDougall)
O falso self engana o analista se este não se dá conta de que, encarado como uma pessoa atuante integral, o falso self – não importa quão bem se posicione – carece de algo, e esse algo é o elemento central essencial da originalidade criativa. (Winnicott)
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO:
A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Ao final do curso, será solicitada um trabalho que verse sobre um dos temas abordados no período de estudo. Haverá um tempo destinado à autoavaliação e apreciação do aproveitamento com a participação de todos os alunos e professores. São exigências do curso participação nos seminários e presença mínima de 75%.
PRÉ-REQUISITOS:
Inscrição no Período de Qualificação.
Para inscritos de fora do Instituto: entrar em contato com a coordenação do curso.
NÚMERO DE VAGAS: 12
8 para alunos de qualificação, 1 para os Núcleos Psicanalíticos, 2 para o Programa de Intercâmbio da ABC e 1 para alunos externos. Os membros da SBPRJ que tenham interesse também poderão participar, dependendo do número de vagas.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Prioridade para os alunos do Período de Qualificação. Aceitação de associados ao Núcleo de Salvador, ao NUPES, bem como de alunos vinculados ao Programa de Intercâmbio da ABC. Aberto a alunos em outras etapas da formação e a membros da SBPRJ interessados. A participação de alunos externos ficará a critério do coordenador do curso.
SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS:
08/08
1º seminário – O espelho sem aço
Bibl.:
Mc Dougall, J. (1978). Narciso em busca de uma fonte. Em defesa de uma certa anormalidade. São Paulo: Via Lettera
15/08
2º seminário – Espelhar é preciso: construindo o self
Bibl.:
Winnicott, D.W. (2019). O papel de espelho da mão e da família no desenvolvimento infantil. Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1971)
22/08
3º seminário – Construindo o self, em boa companhia.
Bibl.:
Winnicott, D.W. (2022). A capacidade de ficar sozinho. Em Processo de amadurecimento e ambiente facilitador São Paulo: Ubu Editora (1965).
29/08
4º seminário - As falhas na construção do self
Bibl.:
Winnicott, D.W. (2022). Distorção do ego em termos de self verdadeiro e falso self. Em Processo de amadurecimento e ambiente facilitador São Paulo: Ubu Editora (1965).
12/09
5º seminário - O mergulho da psique no soma
Bibl:
Winnicott, D. (2021). A mente e sua relação com o psicossoma. Em Da Pediatria à Psicanálise. São Paulo: Ubu Editora (1958).
19/09
6º seminário – A dessomatização do psiquismo.
Bibl.:
McDougall, J. (1989). A matriz do psicossoma. Em Teatros do corpo. São Paulo: Martins Fontes.
26/09
7º seminário – O espaço potencial de criação
Bibl.:
Winnicott, D.W. (2019). A localização da experiência cultural. Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1967).
Leitura complementar:
Winnicott, D.W. (2019). Objetos transicionais e fenômenos transicionais.
Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1953)
03/10
8º seminário – Quando criação é dependência.
Bibl.:
McDougall, J. (2015). O teatro transicional e a busca dos personagens. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).
10/10
9º seminário – Narciso em cena.
McDougall, J. (1989). O teatro franco: reflexões sobre a economia narcísica. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).
17/10
10º seminário – Narciso e a sexualidade
Bibl.:
McDougall, J. (1989). O cenário narcísico e o papel da sexualidade arcáica. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).
31/10
11º seminário – Na cena analítica
Winnicott, D.W. (2021). O ódio na Contratransferência. Em Da Pediatria à Psicanálise. São Paulo: Ubu Editora (1975).
07/11
12º seminário -Na cena analítica
Winnicott, D.W. (2021). A Contratransferência. Em Da Pediatria à Psicanálise São Paulo: Ubu Editora (1960) –PA.
14/11
13º seminário - Na cena analítica
Bibl.:
McDougall, J. 1978. A contratransferência e a comunicação primitiva. Em defesa de uma certa anormalidade. São Paulo: Via Lettera.
05/12
14º seminário – Na cena analítica
Bibl.:
(1978). McDougall, J. A contratransferência e a comunicação primitiva. ( continuação).
12/12
15º seminário – Avaliação e eleição de dois trabalhos para serem apresentados.
REPRESENTANTES DO CURSO JUNTO AO DEPART. CURRICULAR E DOCENTE: Anna-Maria Bittencourt e Ruth Lerner