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AS MÚLTIPLAS FACES DA CRIATIVIDADE HUMANA:

CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT E JOYCE MC DOUGALL

Início: 08/08/2025


DATAS

AGOSTO: 08, 15, 22 e 29| SETEMBRO: 12, 19 e 26| OUTUBRO:  03, 10, 17 e 31 |NOVEMBRO: 07 e 14 | DEZEMBRO: 05 e 12 (sextas-feiras)

HORÁRIO: 11h30-13h

LOCAL: sede SBPRJ

NÚMERO DE SEMINÁRIOS: 15 (quinze) 

COORDENADORES: Aida Ungier, Anna-Maria Bittencourt, Cristina Cunha, Mariana Neustein e Ruth Lerner.

 

PROFESSORES: Aida Ungier, Anna-Maria Bittencourt, Cristina Cunha, Mariana Neustein e Ruth Lerner.

OBJETIVO E MÉTODO:

Em sua jornada de construção do self, o ser humano irá criar, no espaço potencial que separa o eu e o outro, produções singulares mais ou menos bem sucedidas, que lhe permitem lidar com lutos e perda dos seus objetos primordiais e construir-se como sujeito. Deste espaço podem advir ricas produções culturais, mas, ele pode também tornar-se opaco, limitado, ou mesmo não se constituir produzindo então sintomas. Acompanharemos estas produções no curso, através de vasto material clínico e teórico, a patologia da normalidade e a criatividade dos desviantes, percorrendo, para tanto, os conceitos de espaço potencial, de falso e verdadeiro self, de psiquesoma, de neonecessidades e neoexualidades, conforme enfoque dos autores estudados. Verificaremos o quanto suas contribuições permitiram uma visão ampliada sobre a prática clínica com pacientes carentes de integração egóica, com sintomatologias somatizantes, aditivas, desviantes, que vem exigir do analista permanente indagação sobre sua própria organização psíquica.

É preciso reconhecer que o ser humano sempre cria algo no espaço que o separa do outro ou de seu desejo: pode ser uma neurose uma perversão, uma psicose, uma obra de arte ou uma produção intelectual ...... o caracterial do tipo normal criou para si uma carapaça. (McDougall)

O falso self engana o analista se este não se dá conta de que, encarado como uma pessoa atuante integral, o falso self – não importa quão bem se posicione – carece de algo, e esse algo é o elemento central essencial da originalidade criativa. (Winnicott)

SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO:

A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Ao final do curso, será solicitada um trabalho que verse sobre um dos temas abordados no período de estudo. Haverá um tempo destinado à autoavaliação e apreciação do aproveitamento com a participação de todos os alunos e professores. São exigências do curso participação nos seminários e presença mínima de 75%.

 

PRÉ-REQUISITOS:

Inscrição no Período de Qualificação.

Para inscritos de fora do Instituto: entrar em contato com a coordenação do curso.

NÚMERO DE VAGAS: 12

8 para alunos de qualificação, 1 para os Núcleos Psicanalíticos, 2 para o Programa de Intercâmbio da ABC e 1 para alunos externos. Os membros da SBPRJ que tenham interesse também poderão participar, dependendo do número de vagas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Prioridade para os alunos do Período de Qualificação. Aceitação de associados ao Núcleo de Salvador, ao NUPES, bem como de alunos vinculados ao Programa de Intercâmbio da ABC. Aberto a alunos em outras etapas da formação e a membros da SBPRJ interessados. A participação de alunos externos ficará a critério do coordenador do curso.

SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS: 

 

08/08

1º seminário – O espelho sem aço

Bibl.:

Mc Dougall, J. (1978). Narciso em busca de uma fonte. Em defesa de uma certa anormalidade. São Paulo: Via Lettera

 

15/08

2º seminário – Espelhar é preciso: construindo o self

Bibl.:

Winnicott, D.W. (2019). O papel de espelho da mão e da família no desenvolvimento infantil. Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1971)

 

22/08

3º seminário – Construindo o self, em boa companhia.

Bibl.:

Winnicott, D.W. (2022). A capacidade de ficar sozinho. Em Processo de amadurecimento e ambiente facilitador São Paulo: Ubu Editora (1965).

 

29/08

4º seminário - As falhas na construção do self

Bibl.:

Winnicott, D.W. (2022). Distorção do ego em termos de self verdadeiro e falso self. Em Processo de amadurecimento e ambiente facilitador São Paulo: Ubu Editora (1965).

 

12/09

5º seminário - O mergulho da psique no soma

Bibl:

Winnicott, D. (2021). A mente e sua relação com o psicossoma. Em Da Pediatria à Psicanálise. São Paulo: Ubu Editora (1958).

 

19/09

6º seminário – A dessomatização do psiquismo.

Bibl.:

McDougall, J. (1989). A matriz do psicossoma. Em Teatros do corpo. São Paulo: Martins Fontes.

 

26/09

7º seminário – O espaço potencial de criação

Bibl.:

Winnicott, D.W. (2019). A localização da experiência cultural. Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1967).

Leitura complementar:

Winnicott, D.W. (2019). Objetos transicionais e fenômenos transicionais.

Em O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora (1953)

 

03/10

8º seminário – Quando criação é dependência.

Bibl.:

McDougall, J. (2015). O teatro transicional e a busca dos personagens. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).
 

10/10

9º seminário – Narciso em cena.

McDougall, J. (1989). O teatro franco: reflexões sobre a economia narcísica. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).
 

17/10

10º seminário – Narciso e a sexualidade

Bibl.:

McDougall, J. (1989). O cenário narcísico e o papel da sexualidade arcáica. Em Teatros do Eu. São Paulo: Zagodoni (1986).

 

31/10

11º seminário – Na cena analítica

Winnicott, D.W. (2021). O ódio na Contratransferência. Em Da Pediatria à Psicanálise. São Paulo: Ubu Editora (1975).

 

07/11

12º seminário -Na cena analítica

Winnicott, D.W. (2021). A Contratransferência. Em Da Pediatria à Psicanálise São Paulo: Ubu Editora (1960) –PA.

 

14/11

13º seminário - Na cena analítica

Bibl.:

McDougall, J. 1978. A contratransferência e a comunicação primitiva. Em defesa de uma certa anormalidade. São Paulo: Via Lettera.

 

05/12

14º seminário – Na cena analítica

Bibl.:

(1978). McDougall, J.  A contratransferência e a comunicação primitiva. ( continuação).

 

12/12

15º seminário – Avaliação e eleição de dois trabalhos para serem apresentados.

 

REPRESENTANTES DO CURSO JUNTO AO DEPART. CURRICULAR E DOCENTE: Anna-Maria Bittencourt e Ruth Lerner

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