top of page

Ações integradas de cuidado em áreas vulneráveis

Páginaem manutenção

Coordenadoras

 

Maria Teresa Naylor Rocha e Maria Teresa Silva Lopes

Parcerias

 

Universidades: PUC-RJ e UFRJ

ONG Associação Roda Viva – Borel (Chácara do Céu)

 

Equipe

 

Flavia Strauch: psicanalista pela SBPRJ; Especialista em terapia Familiar; Luiz Cláudio Figueiredo: Psicanalista, professor doutor da PUC São Paulo; Maria Teresa Silva Lopes: Psicanalista pela SBPRJ em formação de criança e adolescente, Especialista em Psicologia Médica pela UERJ; Maria Teresa Naylor Rocha: Psicanalista pela SBPRJ com formação de criança e adolescente. Coordenadora do PROPIS/SBPRJ; Munira Aiex Proença: Psicanalista pela SBPRJ, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ e da Universidade Estácio de Sá; Sonia Versovsky de Almeida: Psicanalista; Alunos estagiários da PUC-RJ e UFRJ

 

Descrição

 

Este projeto teve início em 2003, realizou suas atividades no Morro dos Macacos em 2009 e 2010 e, atualmente, trabalha com a população da Chárara do Céu-Borel.

O projeto toma como inspiração a estratégia do Ministério da Saúde de trabalho em rede entre instituições acadêmicas, instituições científicas, ONGs, serviços, lideranças comunitárias e sociedade civil visando construir modelo de assistência ou de cuidado em sua integralidade. Sustentado em experiências realizadas desde 2003 o projeto visa à conjugação de ações de cuidado em saúde mental, educação e cultura. Seu norteamento à noção de cuidado espelha o modelo utilizado pelo movimento de saúde do país.

A noção de cuidado pressupõe o desenvolvimento de estratégias numa visão ampla da dimensão da vida da pessoa como indivíduo e como membro da coletividade. O projeto se propõe a desenvolver ações favoráveis à promoção, à proteção e a recuperação da saúde mental e melhoria da qualidade de vida. Pela complexidade da tarefa se faz necessário conjugar o maior número de atores. Neste sentido a parceria com universidades, para estágio supervisionado, permite estender ao social o aprendizado acadêmico e propiciar a atuação de todos em práticas multidisciplinares em saúde mental.

bottom of page