Sociedade Brasileira

de Psicanálise

do Rio de Janeiro

oie_transparent (8).png
0
  • HOME

  • QUEM SOMOS

  • FORMAÇÃO

  • CURSOS

  • SERVIÇOS

  • PROJETOS SOCIAIS

  • Blog EVENTOS E NOTÍCIAS

  •  

    Projetos Sociais

    Ações integradas de cuidado em áreas vulneráveis

     

    Coordenadoras

    Maria Teresa Naylor Rocha e Maria Teresa Silva Lopes

     

    Parcerias

    Universidades: PUC-RJ e UFRJ

    ONG Associação Roda Viva – Borel (Chácara do Céu)

     

    Equipe

    Flavia Strauch: psicanalista pela SBPRJ; Especialista em terapia Familiar; Luiz Cláudio Figueiredo: Psicanalista, professor doutor da PUC São Paulo; Maria Teresa Silva Lopes: Psicanalista pela SBPRJ em formação de criança e adolescente, Especialista em Psicologia Médica pela UERJ; Maria Teresa Naylor Rocha: Psicanalista pela SBPRJ com formação de criança e adolescente. Coordenadora do PROPIS/SBPRJ; Munira Aiex Proença: Psicanalista pela SBPRJ, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ e da Universidade Estácio de Sá; Sonia Versovsky de Almeida: Psicanalista; Alunos estagiários da PUC-RJ e UFRJ

     

    Descrição

    Este projeto teve início em 2003, realizou suas atividades no Morro dos Macacos em 2009 e 2010 e, atualmente, trabalha com a população da Chárara do Céu-Borel.

    O projeto toma como inspiração a estratégia do Ministério da Saúde de trabalho em rede entre instituições acadêmicas, instituições científicas, ONGs, serviços, lideranças comunitárias e sociedade civil visando construir modelo de assistência ou de cuidado em sua integralidade. Sustentado em experiências realizadas desde 2003 o projeto visa à conjugação de ações de cuidado em saúde mental, educação e cultura. Seu norteamento à noção de cuidado espelha o modelo utilizado pelo movimento de saúde do país.

    A noção de cuidado pressupõe o desenvolvimento de estratégias numa visão ampla da dimensão da vida da pessoa como indivíduo e como membro da coletividade. O projeto se propõe a desenvolver ações favoráveis à promoção, à proteção e a recuperação da saúde mental e melhoria da qualidade de vida. Pela complexidade da tarefa se faz necessário conjugar o maior número de atores. Neste sentido a parceria com universidades, para estágio supervisionado, permite estender ao social o aprendizado acadêmico e propiciar a atuação de todos em práticas multidisciplinares em saúde mental.

    PROPIS
    Projeto Travessia
    Ações Integradas
    Escutar e Pensar
    Ler e Pensar
    Perguntar e Pensar