
Estudos sobre a teoria kleiniana
Início: 08/08/2025
DATAS: AGOSTO: 08, 15, 22 e 29| SETEMBRO: 12, 19 e 26| OUTUBRO: 03, 10, 17 e 31 |NOVEMBRO: 07, 14 e 21 | DEZEMBRO: 05 (sextas-feiras)
HORÁRIO: 11h30
LOCAL: presencial, sede SBPRJ
NÚMERO DE SEMINÁRIOS: 15 (quinze)
Coordenadoras:

Ana Paula Queiroz Petros
Membro associado da SBPRJ, com formação em crianças e adolescentes, professora do Instituto de Formação da SBPRJ.
_edited.jpg)
Gabriela Pszczol Krebs
Membro associado da SBPRJ, professora do Instituto de Formação da SBPRJ,
mestre em Estudos Psicanalíticos pela Tavistok Clinic de Londres.
_edited.jpg)
Joana Cahu Domingues
Membro associado da SBPRJ, professora do instituto de formação da SBPRJ.
Psicóloga e psicanalista de crianças, adolescentes e adultos.
Colaboradoras:
Maria Inês Escosteguy Carneiro, Valéria Clark
OBJETIVO E MÉTODO:
O curso tem como objetivo iniciar o estudo da teoria kleiniana através dos conceitos básicos e dos trabalhos de maior importância, e visa apresentar contribuições da teoria e da técnica ao estudo e prática da psicanálise.
Optamos por adotar o livro de Hanna Segal, pois trata-se de um livro bastante didático e de compreensão mais acessível para o primeiro contato com a teoria kleiniana. Contudo, também utilizaremos trabalhos da própria Melanie Klein como leituras complementares ao longo de todo o curso, pois consideramos fundamental o estudo de sua obra e de seus trabalhos de maior importância.
Hanna Segal, além de psiquiatra e psicanalista, foi analisanda de Melanie Klein e uma das mais importantes contribuidoras para entendimento da obra de Klein. Produziu inúmeros trabalhos, e seus textos tornaram-se referência no estudo da psicanálise. Chegou a ser presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise, falecendo em 2011, com 93 anos.
Melanie Klein é considerada uma das fundadoras da psicanálise de crianças e criadora da técnica do brincar, desenvolvendo um entendimento muito profundo do mundo interno infantil e ajudando na compressão do adulto. Klein contribuiu para ampliação do entendimento do inconsciente, das fantasias, dos mecanismos de defesa e muito mais, tornando-se assim uma das principais contribuidoras para o desenvolvimento da psicanálise e uma das maiores psicanalistas da história.
“Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso.” (M. Klein)
PRÉ-REQUISITOS:
Estar inscrito no período de qualificação
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
Participação nos seminários e presença de 75%.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:
Será exigida frequência mínima de 75% dos seminários e participação do aluno nos seminários,
o estudo dos textos indicados além de um trabalho final escrito.
NÚMERO DE VAGAS:
Mínimo 4 (quatro), máximo 12 (doze) alunos.
SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS:
08/08/25
1º Seminário - Um Pouco da História de Melanie Klein
Bibliografia: - Segal, H. “As ideias de Melanie Klein”. Rio de Janeiro: Cultrix
Segal, H. (1983) “A técnica de Melanie Klein”. A Obra de Hanna Segal. Rio de Janeiro: Imago
- Grosskurth, P. “O Mundo e a Obra de Melanie Klein”. Rio de Janeiro: Imago
15/08/25
2º Seminário - Phantasia
Bibliografia:
- Klein, M. (1958). Sobre o desenvolvimento do funcionamento mental. Inveja e Gratidão.
- Segal, H. (1975). Fantasia. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.22-35). Rio de Janeiro: Imago.
22/08/25
3º Seminário - A Posição Esquizo-paranóide
Bibliografia: -
- Klein, M. (1991). Notas sobre alguns mecanismos esquizóides (1946). In M. Klein, Inveja e gratidão e outros trabalhos, 1946-1963 (pp.17-43). Rio de Janeiro: Imago. (Obras completas de Melanie Klein, Vol.III).
Segal, H. (1975). A posição esquizo-paranóide. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.36-50). Rio de Janeiro. Imago.
29/08/25
4º Seminário - A Psicopatologia da Posição Esquizo-paranóide
Bibliografia:
- Klein, M. (1991). Notas sobre alguns mecanismos esquizóides (1946). In M. Klein, Inveja e gratidão e outros trabalhos, 1946-1963 (pp.17-43). Rio de Janeiro: Imago. (Obras completas de Melanie Klein, Vol.III).
- Segal, H. (1975). A psicopatologia da posição esquizo-paranóide. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.66-79). Rio de Janeiro: Imago.
12/09/25
5º Seminário - A Posição Depressiva
Bibliografia:
- Klein, M. (1996). Uma contribuição à psicogênese dos estados maníaco-depressivos (1935). In M. Klein, Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945) (pp.301-329). Rio de Janeiro: Imago. (Obras completas de Melanie Klein, Vol.I).
Segal, H. (1975). A posição depressiva. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.80-94). Rio de Janeiro: Imago.
19/09/25
6º – Idem.
26/09/25
7º Seminário - Estados Primitivos do Complexo de Édipo
Bibliografia:
- Klein, M. (1996). Estágios iniciais do conflito edipiano (1928). In M. Klein, Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945) (pp.214-227). Rio de Janeiro: Imago. (Obras completas de Melanie Klein, Vol. I).
- “O Complexo de Édipo à Luz das Ansiedades Arcaicas” (1945). Amor, Culpa e Reparação e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro ED Imago.
Os estádios primitivos do Complexo de Édipo. In Hanna Segal.
03/10/25
8º Seminário – Idem
10/10/25
9º - Defesas Maníacas
Bibliogafia: O luto e suas relações com os estados maníaco depressivos (1935). Amor culpa e reparação. Melanie Klein.
- Segal. H. (1975). Defesas maníacas. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.95-104). Rio de Janeiro: Imago.
17/10/25
10º Seminário - Reparação
Bibliografia: - Amor, culpa e reparação. (1937) Melanie Klein, Amor, culpa e Reparação.
Segal, H. (1975). Reparação. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.105-116). Rio de Janeiro: Imago.
31/10/25
11º Seminário - Inveja
Bibliografia:
- Klein, M. (1991). Inveja e gratidão (1957). In M. Klein, Inveja e gratidão e outros trabalhos, 1946-1963 (pp.205-267). Rio de Janeiro: Imago. (Obras Completas de Melanie Klein. Vol. III).
- Segal, H. (1975). Inveja. In H. Segal, Introdução à obra de Melanie Klein (pp.51-65). Rio de Janeiro: Imago.
07/11/25
12º Seminário -– Debate do Filme Desejo e Reparação
14/11/25
13º - Seminário – Convidado
21/11/25
14º - Seminário - Avaliação
05/12/2025
15º - Seminário – Avaliação
REPRESENTANTES DO CURSO JUNTO AO DEP. CURRICULAR E DOCENTE:
Ana Paula Queiroz Petros, Gabriela Krebs, Joana Cahu Domingues



.png)