top of page

SBPRJ

Desde 1959

porta_sede_photoshop.png

A Fundação

Nasce em 29/07/1959 a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), reconhecida como Sociedade componente da International Psychoanalytic Association (IPA).

 

Membros fundadores:

Alcyon Bahia, Danilo Perestrello, Décio de Souza, Edgard de Almeida, Henrique Mendes, Inaura Carneiro Leão Vetter, João Cortes de Barros, Luiz Werneck, Manoel Thomaz Lyra, Marialzira Perestrello, Mário Pacheco de Almeida Prado, Pedro Ferreira, Walderedo Ismael de Oliveira e Zenaira Aranha.

 

Primeira turma de candidatos do Instituto à formação:

Drs. Ana Elisa Mercadante, Arlindo Fraga, Jayme Salomão, José Cândido Bastos, Lino de Mello e Silva, Lourival Coimbra, Maria Luiza Pinto, Waldemar Zusman e Yara Lansac.

 

Hoje
 

Desde a sua fundação, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos.

Por meio do seu Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece, também, uma formação complementar em Psicanálise de crianças e adolescentes.

A SBPRJ é uma sociedade científica em permanente ampliação das suas fronteiras, buscando sempre um contato próximo com outras áreas do saber e com a comunidade como um todo.

O Conselho Científico promove e coordena as atividades científicas da SBPRJ (reuniões científicas, sessões clínicas, palestras, simpósios, jornadas, o Psicanálise & Cinema – com debates sobre filmes, séries e documentários etc.) dirigidas aos membros e alunos do Instituto de Formação Psicanalítica da SBPRJ. Muitos dessas atividades são abertas ao público em geral visando difundir o pensamento psicanalítico aos profissionais e estudantes de várias áreas do saber. Participa de atividades científicas, promovidas por outras entidades e promove intercâmbio científico nacional e internacional.

Biblioteca Marialzira Perestrello, especializada em Psicanálise e suas articulações, possui um dos mais amplos acervos. Disponibiliza livros e artigos de periódicos aos membros e oferece serviço de consultas ao público externo.

 

A SBPRJ conta com um Conselho Profissional que tem como objetivo zelar pelos interesses e direitos dos psicanalistas, zelar pelo exercício profissional e realizar a prestação de assistência profissional.
 

A Comissão de Ética da SBPRJ tem por finalidade acolher queixas, denúncias e reclamações de seus membros, dos alunos de seu Instituto e do público em geral, sobre quaisquer componentes do corpo societário.

 

O Departamento de Difusão da Psicanálise tem por finalidade estimular atividades nas quais os conhecimentos psicanalíticos são utilizados como marco de referência, visando estabelecer 
um diálogo criativo entre a Psicanálise e outros campos do conhecimento e da cultura.

 

Centro de Estudos Psicanalíticos realiza cursos de curta duração; promove grupos de estudo por períodos definidos; intercâmbio com profissionais e entidades ligados à psicanálise; e atividades variadas de interesse dos membros da SBPRJ e da sociedade em geral.

 

O Departamento de Publicações edita o jornal trimestral – Intervalo Analítico, para divulgar as nossas atividades e difundir o nosso saber. 

 

TRIEB – revista semestral da SBPRJ – publica artigos originais sobre teoria e clínica psicanalítica, além de articulação da Psicanálise com outros campos do saber. A TRIEB também publica conferências, entrevistas, traduções, artigos de valor histórico e resenhas de interesse para o campo da Psicanálise.

 

A Clínica Social da SBPRJ tem a finalidade de estender os benefícios do tratamento psicanalítico à comunidade oferecendo atendimento com preços reduzidos. 

Na área da cultura, o programa Perguntar & Pensar  em parceria com a rádio MEC AM – está "no ar" desde 2008, e é voltado para o público infanto-juvenil e para os adultos que lidam com crianças e adolescentes.

O Departamento de Comunidade e Cultura (DCC) desenvolve projetos voltados para grupos específicos da população. Promove intercâmbio com profissionais e entidades de diversas áreas da cultura, de modo a expandir o diálogo da Psicanálise com o largo espectro de expressão do conhecimento, da arte e dos demais interesses humanos.

 

Ao longo dos anos a SBPRJ vem estabelecendo parcerias com outras sociedades psicanalíticas, universidades, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), com o objetivo de solidificar os seus ideais científicos, culturais e éticos. É uma instituição componente da International Psychoanalytic Association (IPA), da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) com as quais desenvolve intercâmbios científicos. Reconhecida como de utilidade pública federal.

Em torno de 292 membros nas diversas categorias (efetivos, associados, provisórios e alunos) integram o corpo societário. A sede própria é assistida por um quadro de 6 funcionários e localiza-se na Rua David Campista, 80 - Humaitá - Rio de Janeiro.

bottom of page