Saiba Mais

Mensagem de Páscoa, Pessach, Passagem!

Um pouco da alma

por Ana Sabrosa - 11/04/2020

A alma vai-se tendo.

Ninguém a tem o tempo todo

nem para sempre.....

(Wislawa Szymborska)


Abril de 2020 , estamos em plena semana da Páscoa e para os cristãos, nesta ocasião, comemora-se a ressurreição de Cristo, a passagem da morte para a vida. Para os judeus a comemoração gira em torno do povo, liderado por Moisés, que passou da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida. Um novo ciclo de esperanças renovadas por dias melhores se inicia em ambas religiões.


Há exatamente 100 anos atrás, em Além do Princípio do prazer, Freud nos traz o relato de uma observação de uma criança, que hoje temos conhecimento que se tratava de seu neto Ernst. Como sabemos, o menininho de um ano e meio emitia sons que lembravam as palavras fort (ir) e da (aqui) à medida que lançava seu carretel para longe de sua vista e o puxava de volta. Segurando o carretel pelo cordão a criança fazia a brincadeira de des-aparecimento e retorno. Espontaneamente e com liberdade, Ernst se expressava atravessando incessantemente o domínio da imaginação passando, de forma engenhosa, a procurar o que, naturalmente, ele mesmo acabara de inventar.


Neste tempo da pandemia, que fez a terra parar, a única maneira de cuidarmos uns dos outros é com solidariedade, empatia, ações que possam fazer nossos carretéis serem lançados ao encontro do outro e assim, sucessivamente, numa rede fraterna para atravessarmos este doloroso momento. Uma passagem inusitada na vida.


As pragas e as pestes sempre serviram de metáfora para expressar, nas artes, algo que nos ameaça e nos destrói. Como nos disse Nietzche: “A arte existe para que a realidade não nos destrua”.


Que possamos, tal qual as mensagens de Páscoa e de Pessach, pensar no mundo “onde a alma vai-se tendo”! O painel do Kobra, recém-criado para homenagear as vítimas do coronavírus ao redor do mundo, expressa, através da arte, que esta passagem poderá vir a ser vencida com a união de todos.


Feliz Páscoa, Feliz Pessach, Feliz Passagem!!!


Ana Sabrosa

Presidente da SBPRJ

Clique para baixar a mensagem