Saiba Mais

Memória, Subjetividade, Experiência na Tradição Filosófica


26/10

Sex | 16h30 às 18h

A diretória científica da SBPRJ e o curso "Sobre a repetição, na clínica e na cultura - um estudo psicanalítico e filosófico" têm o prazer de convidá-lo para a conferência do prof. Danilo Marcondes Filho (Deptartamento de Filosofia da Puc-Rio).

O curso tem o objetivo de estudar o fenômeno da repetição tal como se apresenta na clínica e na cultura, associando-se, por sua frequência e persistência, a experiências de contato com o estranho, o inquietante, ou o sinistro, diversas traduções de DAS UNPIEIMILICH (1919), famosa obra de Freud.

Dada a complexidade do tema, procuramos manter uma interlocução com a filosofia e a literatura, abrindo variadas perspectivas.

Pretendemos com este curso estimular a produção de textos para o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise que ocorrerá de 18 a 22 de junho de 2019, em Belo Horizonte, tendo como tema central: O Estranho - (In)confidências (Data limite para inscrições de temas livres: 15/02/2019).


http://congressofebrapsi2019.com.br


Local: Sede SBPRJ

R. David Campista, 80

Humaitá

Rio de Janeiro-RJ

Tel.: (21) 2537-1115


membros SBPRJ R$ 10 | público externo R$ 20


Conselho Científico: diretora Ana Sabrosa I secretaria Monica Aguiar

Coordenadores do Curso: Fernanda Marinho e Ney Marinho


Danilo Marcondes Filho é doutor em filosofia pela Universidade de St. Andrews, Grã Bretanha, professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). É autor, com Milton Japiassú, do Dicionário básico de Filosofia; de Filosofia, linguagem e comunicação; de Language and Action: a reassessment of speech act theory; de Iniciação à História da Filosofia, entre outras obras.

Clique aqui para baixar o cartaz do evento