Sociedade Brasileira

de Psicanálise

do Rio de Janeiro

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    Curso de Psicoterapia Psicanalítica

    18/08/17

    Baixe aqui a programação completa

    Inscreva-se pelo site, clicando aqui

     

    Organização:

    Núcleo Psicanalítico de Salvador e  

    Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro

    • Com o objetivo geral de oferecer um curso sobre a perspectiva psicanalítica no atendimento de pacientes da área de saúde, o Núcleo Psicanalítico de Salvador (NPssA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) apresentam um programa consistente, a ser ministrado por professores titulados, com reconhecida experiência teórica e clínica. O curso parte dos conceitos fundamentais de Sigmund Freud, ampliando seu campo de estudos para autores pós-freudianos como M. Klein, W. Bion, H. Kohut, S.Ferenczi com ênfase no pensamento de D.Winnicott e seguidores.

     

     Objetivos específicos:

    • Possibilitar a compreensão dos processos psíquicos sob perspectiva psicanalítica.

    • Fornecer instrumental teórico e técnico que sirva de alicerce à prática.

    • Oferecer capacitação para melhor escuta e manejo no contato com pacientes.

     

    Metodologia:

    • Seminários teóricos, técnicos e clínicos.

    • Supervisões em grupo ou individual para os atendimentos.

    • Estas atividades serão oferecidas de modo presencial ou/e via internet.

     

     

    Duração:

    • O curso terá a duração de dois (2) anos, dividido em dois módulos, sendo 160 horas de atividades por módulo.

    • Um terceiro módulo eletivo de um (1) ano será centrado em psicoterapia de crianças e adolescentes.

     

    Horário:

    • Sextas e sábados (quinzenal)

    Sextas-feiras 14h às 18 h

    • 14h às 16h – Programa I

    • 16h às 18h – Programa II

     

    Sábados 08 às 16h

    • 08h às 10h – Programa II

    • 10h30m às 12h30m – Programa I

    • 14h às 16h – Programa III

     

    Datas para 2017:

    Início: 18 e 19 de agosto

                01 e 02 / 22 e 23 de setembro

                06 e 07 / 27 e 28 de outubro

                10 e 11 / 24 e 25 de novembro

                08 e 09 de dezembro

     

    Programa completo:

    • Será apresentado na  Jornada Morte & Vida: releituras psicanalíticas, no dia 3 de junho em Salvador (http://www.sbprj.org.br/inscricoes-eventos).

    • Também disponível no site www.sbprj.org.br

     

    Público-alvo:

    • Graduados das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

    Pré-requisitos:

    • Apresentar comprovante de graduação.

    • Apresentar Curriculum Vitae.

    • Estar ou iniciar psicoterapia pessoal logo após iniciar o Módulo I.

     

    Inscrições, custos e vagas:

    • Inscrições no site www.sbprj.org.br , até o dia 4 de agosto de 2017. Após essa data somente no local, havendo disponibilidade de vaga.

    • Módulo I: R260,00 no ato da inscrição e uma (1) mensalidade de mesmo valor nos meses de setembro a dezembro de 2017 e janeiro a maio de 2018

    • Limite máximo de vagas: 15.

    Local:

    • Espaço Cultural Jayme Barros

                 Shopping  Business  - edifício Torre América, Salas 1015 e 1016

     

     

     

     

    Módulo I – Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica I

     

    I Semestre

    2017 – ago., set., out. e nov. 

     

    II Semestre

    2018 – mar., abr., maio e jun.

    Total – 16 semanas

     

    Programas:

     

    I  - História do movimento psicanalítico:

     

    - S.Freud

    - C.Jung;

    - A.Adler;

    - S.Ferenczi;

    - H.Hartmann;

    - M.Klein;

    - H.Kohut;

    - W.Bion;

    - A.Green;

    - D.Winnicott e seguidores.

     

    II - Fundamentos da Psicanálise I:

     

    a) Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais:

     

    - 1ª Tópica:

    O Inconsciente, a construção dos sonhos e a formação dos sintomas

    Fases do desenvolvimento da libido

    Pulsões do eu x Pulsões sexuais

    - 2ª Tópica:

    O Ego o Id e o Super Ego

    Pulsão de vida x Pulsão de morte

    Compulsão à repetição

     

    b) Conceitos psicanalíticos fundamentais na escola das relações de objeto: Melanie Klein

     

          - Pulsão de Vida e Morte

          - Posição Esquizo-Paranóide:

                . Angústia Persecutória;

                . Tipo de relação de objeto;

                . Culpa Persecutória;

                . Inveja;

                . Defesas e características.

     

            

            - Posição Depressiva:

                . Angústia Depressiva;

                . Culpa;

                . Gratidão;

                . Tipo de relação de objeto;

                . Defesas mais características: reparação.

     

    II - Teoria da técnica:

     

    - Entrevista inicial;

    - Contrato;

    - Setting psicoterápico;

    - Transferência – contratransferência;

    - Interpretação;

    - Reação terapêutica negativa;

    - Acting-out;

    - Sem memória, sem desejo; 

    - Comunicação verbal e não verbal;

    - Consultas terapêuticas;

    - Técnica do rabisco;

    - Jogos e desenhos.

     

    III - Exercícios clínicos:

           Discussão de casos clínicos em grupo.

     

     

     

    Módulo II –  Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica II

     

     

    I Semestre

    2018 - ago., set., out. e nov.

     

    II Semestre

    2019 – mar., abr., maio e jun.

    Total – 16 semanas

     

    Programas:

     

    I - Fundamentos da Psicanálise II:

     

    a) W. Bion:

    • Aparelho para pensar os pensamentos:

    - Elemento beta;

    - Função alfa, Elemento alfa;

    • Identificação Projetiva como Comunicação Primitiva;

    • Processo de desenvolvimento:

              - Função continente materna;

              - Rêverie;

             - P.E-P, P.D.

    • Vínculos: Love (amor);

                    Hate (ódio);

                    Knowledge (conhecimento).

    • Como lidar com a frustração:

    - 1º. Pauta não psicótica = modificar;

    - 2º. Pauta psicótica = evadir-se.

    • Pensar do tipo psicótico: ódio à realidade;

                                           ódio à evolução;

                                           certeza /concretude do mundo mental.

     

    b) D. Winnicott:

    • Da não integração à formação do self 

                 . O desenvolvimento emocional primitivo.

                 . Da dependência rumo a independência. 

                 . Preocupação materna primária.

                 . Verdadeiro e falso Self.

                 . Objetos e fenômenos transicionais.

     

    • A possibilidade de se ser e se fazer pelo gesto criativo.

                . A criatividade e suas origens.

                . Uso do objeto.

                . A capacidade de estar só. 

    • As relações intersubjetivas e suas possibilidades

                             . Comunicação e não comunicação.

                             . Tendência anti-social.

                             . O medo do colapso. 

    • Gesto criativo no setting: Técnica

              . Observação de bebês.

              . O jogo de Rabiscos.

              . Retraimento e Regressão.

              . Ódio na contratransferência.

     

     

    II – Diferentes Modalidades e Dispositivos Terapêuticos

     

    a) diferentes dispositivos terapêuticos:

            - individual;

            - grupo;

            - casal;

            - família;

            - hospitalar;

            - atendimento à comunidade

       

    b) modalidades terapêuticas diversas:

                     - consultas terapêuticas e diagnósticas;

                     - psicoterapia breve;

                      - psicoterapia;

                     - psicanálise.

     

     

    III - Seminários clínicos:

           Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.

     

    IV - Supervisão Individual:

           Com supervisor à escolha do aluno e com custos combinados entre eles (total - 16horas).

     

    Avaliação

     

    - 75% de frequência

     

    - Elaboração de um artigo no qual demonstre a relação entre a teoria e a prática clínica a partir do próprio atendimento.

     

    Certificado

     

    Será emitido um certificado de conclusão pelas duas instituições organizadoras equivalente à carga horária de cada Módulo concluído e a partir da avaliação satisfatória.

    Cabe ressaltar que o certificado, a realização por completo ou de parte do curso não outorga o participante a exercer a atividade profissional como psicoterapeuta, conforme regras vigentes em território nacional e de termo assinado pelas partes no ato da inscrição para os Módulos.

     

    A organização se reserva no direito de cancelar os cursos caso não atinjam o número mínimo de alunos.

     

    Módulo III - Eletivo: Criança e Adolescente

    I Semestre

    2019 – ago., set., out. e nov 

     

    II Semestre

    2020 – mar., abr., maio e jun.

    Total – 16 semanas

     

    Programas:

     

    I – Sobre crianças e adolescentes:

     

    a) Crianças:

          - Desenvolvimento emocional da criança;

                             - Compreendendo os distúrbios do desenvolvimento – alimentação, sono,                                     controle dos esfíncteres;

                              - O aprendizado e as dificuldades escolares;

                              - Distúrbios do pensamento e o transtorno de déficit de atenção;

                             - A criança com traços psicopáticos;

                             - O luto na infância;

                             - Sintomas obsessivos na infância;

                             - Transtorno do espectro autista.

     

    b) Adolescentes:

          - Adolescência: mudanças psíquicas;    

          - O adolescente e a família;

          - O adolescente e a autonomia;

          - O adolescente e seu corpo;

          - Dificuldades escolares e a escolha profissional;

          - Transtornos alimentares;

          - Depressão e o risco de suicídio;

          - Psicose na adolescência;

          - Adolescente borderline;

          - Adolescente infrator;

          - Drogadição.

    II - Teoria da técnica:

     

    a) historiais clínicos do atendimento de crianças, a partir dos quais se fará o estudo da técnica:

        - O brincar e o simbólico;

        - Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e criança);

                     - A técnica da análise de crianças pequenas;

                     - Contato com os pais durante o processo;

                     - Critérios para a finalização da análise;

                     - Do Desenho ao tablet – como conversar com crianças em análise.

         

    b) historiais clínicos do atendimento de adolescentes, a partir dos quais se fará o estudo da     técnica:

         - Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e adolescente) e particularidades do setting;

         - O contato com os pais dos adolescentes;

         - Trabalhando com o adolescente;

         - Uso de jogos e outros recursos.

     

    III - Seminários Clínicos:

           Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.

     

     

     

     

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