Saiba Mais

CALIBÁN – Revista Latino-Americana de Psicanálise da FEPAL

Calibán, personagem de “A Tempestade” de Shakespeare, anagrama de canibal, balbucia. Ele é incapaz de falar a língua da cultura e por isso está condenado a balbuciar eternamente. Desde a Semana de Arte Moderna aprendemos sobre a antropofagia, a absorção de diversas culturas e a formar a nossa... Como diz Mariano Horenstein, editor da Revista, “propomos uma inversão irônica do modo como somos vistos, ...apostando em um projeto editorial que seja belo em sua feitura, cosmopolita em suas ambições e original nas teorizações que albergar”.

Uma nova política de independência em relação à Comissão Diretiva, com uma nova forma editorial, permitindo tanto a continuidade quanto a renovação, um novo conceito, uma nova Revista. Assim é a Calibán.

Calibán possuirá sempre um tema central e uma estrutura de seções. As seções trarão as discussões psicanalíticas plurais como é típico de nossa comunidade. Seções como Argumentos, Vórtice, Dossiê, O Estrangeiro ou Textual, dialogam com vários campos do saber. O interesse é veicular e ampliar o pensamento psicanalítico e a criatividade dos nossos pares. Os temas centrais instigantes dos próximos dois números serão “O Tempo” e “O excesso”.

O primeiro número, com o tema do último Congresso da FEPAL, “Tradição/Inovação” encontra-se à venda na sede da SBPRJ. Para fazer assinatura, por favor, entre em contato com Lúcia Palazzo, equipe editorial, e Viviane Frankenthal, editora regional, enviando seus dados (nome completo, domicílio, telefone, sociedade/instituição a que pertence e email) para o endereço eletrônico: tesourariasbprj@sbprj.org.br. O pagamento será cobrado na mensalidade da sociedade, sendo o valor de 15 dólares convertido ao câmbio do dia da compra. A assinatura ou venda de exemplares avulsos estão disponíveis para amigos que queiram adquirir ou instituições interessadas.

Comprem! Assinem! Enviem trabalhos! A Revista só poderá sobreviver com o nosso suporte, tanto financeiro como através da nossa escrita.