Projetos Sociais

Programa de Psicanálise e Interface Social da SBPRJ

 

O Programa de Psicanálise e Interface Social da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (PROPIS/SBPRJ) foi criado em 2006 visando atender à crescente demanda dirigida à nossa instituição por alguns setores sociais.

Nossos objetivos são: ampliar o espaço de atuação dos psicanalistas através do desenvolvimento de projetos que se realizam, em geral, em enquadres diferentes dos habituais; promover estudos e pesquisas que contemplem o entendimento da construção dos sujeitos no mundo contemporâneo; contribuir para a inclusão do pensamento psicanalítico na elaboração e gestão de políticas públicas; estabelecer interlocução com outros campos do saber que se debruçam sobre a subjetividade.

O desafio do PROPIS é manter o lugar privilegiado da escuta do inconsciente sustentado na metapsicologia, oferecendo novas formas de intervenção que deem conta da prática clínica contemporânea.

Integrantes
Eloá Bittencourt; Flavia Strauch; Lucia Palazzo; Maria Elisa Alvarenga; Maria Teresa Silva Lopes; Maria Teresa Naylor Rocha; Munira Aiex Proença; Sonia Verjovsky de Almeida; Sonia Eva Tucherman; Wania Cidade.

 

Saiba mais sobre os projetos atuais clicando nos respectivos nomes, na coluna à direita