Psicanálise e Democracia

17/08/2022 - das 19h30 às 20:30




O Departamento de Difusão da SBPRJ, em uma parceria com a Livraria da Travessa, vem proporcionando diálogos entre a Psicanálise e a Cultura. Na perspectiva freudiana, Kultur abrange vários registros, que vão das ciências à ética, passando pelas artes - incluindo-se, também, a esfera econômica e as instituições sociais. E o que temos testemunhado nestes vários campos da cultura em nosso país nos tempos atuais? A destruição!


Assim, na próxima quarta-feira, 17 de agosto, das 19h30 às 20h30, em meio a um período de grande tensão pré-eleitoral, nosso próximo evento será sobre o tema Psicanálise e Democracia.


Este encontro será voltado a uma reflexão sobre a intrínseca relação entre ambas, na visão da presidente da SBPRJ Lúcia Palazzo, bem como sobre os fenômenos políticos, para o qual convidamos um intelectual do porte de Renato Lessa. Ele é Professor titular da UFF, atualmente pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor de Filosofia Política da PUC-Rio. Foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Ciência Hoje, membro dos Conselhos científicos do Museu Nacional de Belas Artes e do Museu do Amanhã, tendo ocupado cargos importantes em universidades brasileiras e estrangeiras bem como em instituições de coordenação e fomento à pesquisa.


Venham! É uma oportunidade de conversar sobre o sentimento de perplexidade, de espanto: “O que é isto ao qual chegamos?”


Parte significativa da população brasileira está faminta. Como entender a indiferença diante da situação? E como se produzem cenários de dissolução de convenções básicas, onde reinam a falta de limite? A psicanálise pode ir além dos consultórios, para pensar as culturas e suas transformações.


O evento será transmitido pelos canais YouTube da SBPRJ e da Livraria da Travessa pelo link https://bit.ly/3Q235NT


ACESSE O CANAL YOUTUBE-SBPRJ E ASSISTA O VÍDEO