A DIFUSÃO PSICANALÍTICA em tempos da cultura digital
VIA PLATAFORMA ZOOM
11/03/2021 | Qui | 21:00=23:00
Ainda nos tempos de Freud a Psicanálise, além de ser transmitida entre os psicanalistas (e futuros psicanalistas), era divulgada para o “público externo”. As instituições psicanalíticas eram o âmbito por excelência no qual se difundia o saber psicanalítico e as publicações impressas eram o veículo de propagação da recém-criada ciência do inconsciente.
Passados mais de 120 anos a Psicanálise ganhou o mundo, expandindo-se por quase todos os continentes, envolvendo dezenas de milhares de profissionais na sua prática clínica e construção permanente das suas teorias. A cultura digital colocou a difusão da Psicanálise em um patamar impensável há poucos anos. As fronteiras geográficas não são mais empecilho para o exercício clínico, as supervisões, a troca de informações entre os profissionais e o diálogo com as ciências e a cultura.
Que impacto a cultura digital tem gerado na difusão e na transmissão da Psicanálise? De que forma a linguagem midiática, em seu fluxo contínuo e acelerado, apoiada predominantemente nas imagens, interfere na lógica reflexiva e subjetivante característicos do fazer psicanalítico? O que as experiências dos grupos e instituições psicanalíticas tem revelado após as últimas décadas de expansão do uso das mídias sociais para a disseminação da Psicanálise na cultura?
Essas serão algumas das questões que serão postas em circulação através deste painel.
Carlos Pires LealDiretor do Depto. de Difusão da Psicanálise SBPRJ