18/08/17
Organização:
Núcleo Psicanalítico de Salvador e
Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro
Com o objetivo geral de oferecer um curso sobre a perspectiva psicanalítica no atendimento de pacientes da área de saúde, o Núcleo Psicanalítico de Salvador (NPssA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) apresentam um programa consistente, a ser ministrado por professores titulados, com reconhecida experiência teórica e clínica. O curso parte dos conceitos fundamentais de Sigmund Freud, ampliando seu campo de estudos para autores pós-freudianos como M. Klein, W. Bion, H. Kohut, S.Ferenczi com ênfase no pensamento de D.Winnicott e seguidores.
Objetivos específicos:
Possibilitar a compreensão dos processos psíquicos sob perspectiva psicanalítica.
Fornecer instrumental teórico e técnico que sirva de alicerce à prática.
Oferecer capacitação para melhor escuta e manejo no contato com pacientes.
Metodologia:
Seminários teóricos, técnicos e clínicos.
Supervisões em grupo ou individual para os atendimentos.
Estas atividades serão oferecidas de modo presencial ou/e via internet.
Duração:
O curso terá a duração de dois (2) anos, dividido em dois módulos, sendo 160 horas de atividades por módulo.
Um terceiro módulo eletivo de um (1) ano será centrado em psicoterapia de crianças e adolescentes.
Horário:
Sextas e sábados (quinzenal)
Sextas-feiras 14h às 18 h
14h às 16h – Programa I
16h às 18h – Programa II
Sábados 08 às 16h
08h às 10h – Programa II
10h30m às 12h30m – Programa I
14h às 16h – Programa III
Datas para 2017:
Início: 18 e 19 de agosto
01 e 02 / 22 e 23 de setembro
06 e 07 / 27 e 28 de outubro
10 e 11 / 24 e 25 de novembro
08 e 09 de dezembro
Programa completo:
Será apresentado na Jornada Morte & Vida: releituras psicanalíticas, no dia 3 de junho em Salvador (http://www.sbprj.org.br/inscricoes-eventos).
Também disponível no site www.sbprj.org.br
Público-alvo:
Graduados das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Pré-requisitos:
Apresentar comprovante de graduação.
Apresentar Curriculum Vitae.
Estar ou iniciar psicoterapia pessoal logo após iniciar o Módulo I.
Inscrições, custos e vagas:
Inscrições no site www.sbprj.org.br , até o dia 4 de agosto de 2017. Após essa data somente no local, havendo disponibilidade de vaga.
Módulo I: R260,00 no ato da inscrição e uma (1) mensalidade de mesmo valor nos meses de setembro a dezembro de 2017 e janeiro a maio de 2018
Limite máximo de vagas: 15.
Local:
Espaço Cultural Jayme Barros
Shopping Business - edifício Torre América, Salas 1015 e 1016
Módulo I – Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica I
I Semestre
2017 – ago., set., out. e nov.
II Semestre
2018 – mar., abr., maio e jun.
Total – 16 semanas
Programas:
I - História do movimento psicanalítico:
- S.Freud
- C.Jung;
- A.Adler;
- S.Ferenczi;
- H.Hartmann;
- M.Klein;
- H.Kohut;
- W.Bion;
- A.Green;
- D.Winnicott e seguidores.
II - Fundamentos da Psicanálise I:
a) Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais:
- 1ª Tópica:
O Inconsciente, a construção dos sonhos e a formação dos sintomas
Fases do desenvolvimento da libido
Pulsões do eu x Pulsões sexuais
- 2ª Tópica:
O Ego o Id e o Super Ego
Pulsão de vida x Pulsão de morte
Compulsão à repetição
b) Conceitos psicanalíticos fundamentais na escola das relações de objeto: Melanie Klein
- Pulsão de Vida e Morte
- Posição Esquizo-Paranóide:
. Angústia Persecutória;
. Tipo de relação de objeto;
. Culpa Persecutória;
. Inveja;
. Defesas e características.
- Posição Depressiva:
. Angústia Depressiva;
. Culpa;
. Gratidão;
. Tipo de relação de objeto;
. Defesas mais características: reparação.
II - Teoria da técnica:
- Entrevista inicial;
- Contrato;
- Setting psicoterápico;
- Transferência – contratransferência;
- Interpretação;
- Reação terapêutica negativa;
- Acting-out;
- Sem memória, sem desejo;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Consultas terapêuticas;
- Técnica do rabisco;
- Jogos e desenhos.
III - Exercícios clínicos:
Discussão de casos clínicos em grupo.
Módulo II – Fundamentos teóricos e clínicos da psicoterapia de orientação psicanalítica II
I Semestre
2018 - ago., set., out. e nov.
II Semestre
2019 – mar., abr., maio e jun.
Total – 16 semanas
Programas:
I - Fundamentos da Psicanálise II:
a) W. Bion:
Aparelho para pensar os pensamentos:
- Elemento beta;
- Função alfa, Elemento alfa;
Identificação Projetiva como Comunicação Primitiva;
Processo de desenvolvimento:
- Função continente materna;
- Rêverie;
- P.E-P, P.D.
Vínculos: Love (amor);
Hate (ódio);
Knowledge (conhecimento).
Como lidar com a frustração:
- 1º. Pauta não psicótica = modificar;
- 2º. Pauta psicótica = evadir-se.
Pensar do tipo psicótico: ódio à realidade;
ódio à evolução;
certeza /concretude do mundo mental.
b) D. Winnicott:
Da não integração à formação do self
. O desenvolvimento emocional primitivo.
. Da dependência rumo a independência.
. Preocupação materna primária.
. Verdadeiro e falso Self.
. Objetos e fenômenos transicionais.
A possibilidade de se ser e se fazer pelo gesto criativo.
. A criatividade e suas origens.
. Uso do objeto.
. A capacidade de estar só.
As relações intersubjetivas e suas possibilidades
. Comunicação e não comunicação.
. Tendência anti-social.
. O medo do colapso.
Gesto criativo no setting: Técnica
. Observação de bebês.
. O jogo de Rabiscos.
. Retraimento e Regressão.
. Ódio na contratransferência.
II – Diferentes Modalidades e Dispositivos Terapêuticos
a) diferentes dispositivos terapêuticos:
- individual;
- grupo;
- casal;
- família;
- hospitalar;
- atendimento à comunidade
b) modalidades terapêuticas diversas:
- consultas terapêuticas e diagnósticas;
- psicoterapia breve;
- psicoterapia;
- psicanálise.
III - Seminários clínicos:
Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.
IV - Supervisão Individual:
Com supervisor à escolha do aluno e com custos combinados entre eles (total - 16horas).
Avaliação
- 75% de frequência
- Elaboração de um artigo no qual demonstre a relação entre a teoria e a prática clínica a partir do próprio atendimento.
Certificado
Será emitido um certificado de conclusão pelas duas instituições organizadoras equivalente à carga horária de cada Módulo concluído e a partir da avaliação satisfatória.
Cabe ressaltar que o certificado, a realização por completo ou de parte do curso não outorga o participante a exercer a atividade profissional como psicoterapeuta, conforme regras vigentes em território nacional e de termo assinado pelas partes no ato da inscrição para os Módulos.
A organização se reserva no direito de cancelar os cursos caso não atinjam o número mínimo de alunos.
Módulo III - Eletivo: Criança e Adolescente
I Semestre
2019 – ago., set., out. e nov
II Semestre
2020 – mar., abr., maio e jun.
Total – 16 semanas
Programas:
I – Sobre crianças e adolescentes:
a) Crianças:
- Desenvolvimento emocional da criança;
- Compreendendo os distúrbios do desenvolvimento – alimentação, sono, controle dos esfíncteres;
- O aprendizado e as dificuldades escolares;
- Distúrbios do pensamento e o transtorno de déficit de atenção;
- A criança com traços psicopáticos;
- O luto na infância;
- Sintomas obsessivos na infância;
- Transtorno do espectro autista.
b) Adolescentes:
- Adolescência: mudanças psíquicas;
- O adolescente e a família;
- O adolescente e a autonomia;
- O adolescente e seu corpo;
- Dificuldades escolares e a escolha profissional;
- Transtornos alimentares;
- Depressão e o risco de suicídio;
- Psicose na adolescência;
- Adolescente borderline;
- Adolescente infrator;
- Drogadição.
II - Teoria da técnica:
a) historiais clínicos do atendimento de crianças, a partir dos quais se fará o estudo da técnica:
- O brincar e o simbólico;
- Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e criança);
- A técnica da análise de crianças pequenas;
- Contato com os pais durante o processo;
- Critérios para a finalização da análise;
- Do Desenho ao tablet – como conversar com crianças em análise.
b) historiais clínicos do atendimento de adolescentes, a partir dos quais se fará o estudo da técnica:
- Iniciando o processo: primeiras entrevistas (com pais e adolescente) e particularidades do setting;
- O contato com os pais dos adolescentes;
- Trabalhando com o adolescente;
- Uso de jogos e outros recursos.
III - Seminários Clínicos:
Discussão de casos clínicos em grupo, a partir do atendimento dos alunos.