top of page
Formação

Instituto de 

Formação Psicanalítica

freud-inconsciente.jpg

Formação Psicanalítica

O que é

A Formação Psicanalítica no Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro é extensa, ampla e consistente por se basear em três pilares para qualificar um psicanalista apto a exercer a psicanálise clínica:

- Análise pessoal em alta frequência (3 sessões semanais no mínimo). A experiência analítica é fundamental para que o futuro psicanalista entre em contato mais intenso e profundo com o seu inconsciente, o que lhe possibilitará  melhor compreender os aspectos inconscientes dos seus analisandos.

- Seminários teóricos com o estudo intensivo da obra de Freud e de outros autores, dos pioneiros aos contemporâneos. O enfoque plural possibilita que o futuro psicanalista considere as diversas aberturas conceituais aplicadas à prática clinica.

- Frequência a seminários regulares nos quais os casos clínicos apresentados são discutidos sob diferentes pontos de vista teóricos: 
atendimento a dois casos de Psicanálise sob supervisão com psicanalistas experientes. Essa prática qualifica o futuro analista a atender os seus próprios casos dentro de um método psicanalítico consagrado;

No inicio da formação, o aluno também deve fazer uma “observação da relação mãe-bebê”, no primeiro ano de vida desse bebê. Esta atividade faz parte do curso Desenvolvimento emocional da criança e possibilita observar a interação do bebê com o “ambiente” que o cerca e estudar como isso pode se expressar nos aspectos emocionais futuros.

Durante todo o curso o aluno é acompanhado e avaliado em todas as atividades mencionadas. Também pode participar das reuniões científicas da SBPRJ e da Clínica Social.  

Haverá uma experiência em instituição psiquiátrica ou ambulatorial para que o aluno que nunca teve essa vivencia poder ter  o contato com o paciente em estado grave de saúde mental.  
Importante salientar que a SBPRJ tem setores voltados para projetos sociais de atendimento a populações vulneráveis e carentes.

Recentemente, passou a oferecer bolsas sociais/raciais prioritariamente para negros, indígenas e refugiados. Também, recentemente, passou a aceitar para a formação psicanalítica profissionais com títulos universitários de outras áreas do saber, que não médicos ou psicólogos. 
Para iniciar a formação psicanalítica todos passam por um processo seletivo bastante criterioso, com entrega de memorial, currículo e entrevistas individuais. 

O método de formação apresentado é adotado com pequenas variações pelas Sociedades psicanalíticas vinculadas à Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), à Federação Latino-Americana de Psicanálise (FEPAL) e à International Psychoanalytical Association (IPA) – fundada por Sigmund Freud, associações às quais  a SBPRJ é filiada. É a certeza de poder exercer a Psicanálise clínica dentro dos melhores padrões científicos e éticos.

Processo seletivo 2024

Estão abertas as inscrições para a seleção à Formação Psicanalítica no Instituto de Formação Psicanalítica da SBPRJ.​​

 

> Período de inscrição: de 04/03/2024 a 05/05/2024.

 

> Período de realização das entrevistas: até 07/06/2024.

 

> Resultado da seleção: por e-mail pessoal: até 30/06/2024.

 

> Serão aceitas até 50 inscrições.

 

> Taxa de inscrição: R$ 100,00 (cem reais).​

 

Antes de inscrever-se recomendamos a leitura do Edital da Formação Psicanalítica.

OBS: Postulantes às bolsas do Programa Social/Racial da SBPRJ estão isentos da taxa inscrição. Nosso Programa Social-Racial encontra-se no edital da Formação.

Documentos para Inscrição:

 

O candidato deverá solicitar a ficha de inscrição e o boleto para o pagamento da taxa, enviando seu nome, CPF, e-mail e endereço de correspondência para o e-mail institutosbprj@gmail.com

1.  Ficha de inscrição preenchida.

2.  Documento de identidade com foto.

3.  Diploma de curso superior. Caso o diploma seja do exterior, deve ser apresentado documento de revalidação do diploma no Brasil.

4.  Inscrição no Conselho Profissional específico da área.

5.  Curriculum Vitae.

6.  Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. Exceto para postulantes ao Programa Social/Racial

7.  MEMORIAL em documento Word.

Note-se que não é um currículo com informações objetivas. Esperamos, através deste memorial, conhecer um pouco mais do postulante, como o que o leva a fazer a Formação Psicanalítica e a escolha pela SBPRJ. 

Os interessados deverão enviar todos os documentos digitalizados por e-mail endereçado ao Instituto da SBPRJ:  institutosbprj@gmail.com . A secretaria do Instituto confirmará, também, por e-mail, o recebimento.

A primeira etapa da seleção constará da avaliação do currículo, do memorial e da ficha de inscrição. 

O postulante, aprovado nesta primeira etapa, terá o prazo de 10 dias corridos para marcar diretamente suas entrevistas de seleção, a contar da data que receba, através de e-mail do nosso Instituto, os nomes dos três entrevistadores da SBPRJ designados para este fim. Todas as entrevistas deverão ser presenciais. Casos específicos poderão ser examinados.

 

O resultado do processo seletivo será divulgado ao postulante através do seu e-mail pessoal. Ao ser aprovado deverá iniciar sua análise pessoal na frequência mínima de 3 vezes por semana, durante os 12 meses que antecedem o período Preliminar, dando continuidade ao seu processo analítico ao longo da Formação no Instituto da SBPRJ.

 

Os psicanalistas, membros efetivos, credenciados para análise de Formação pertencem à SBPRJ ou à FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise), no Rio de Janeiro.  A lista com seus nomes e contatos estarão disponíveis na secretaria do Instituto.  

 

Cabe enfatizar que para os postulantes inscritos no Programa Social/Racial, uma vez aprovados, o Instituto de Formação Psicanalítica se compromete a fornecer a lista dos psicanalistas inscritos no referido Programa, membros efetivos da SBPRJ ou de outras Sociedades federadas à FEBRAPSI, no Rio de Janeiro, aptos a conduzirem as análises de Formação.

Durante o período desta análise de um ano, que antecede ao período Preliminar, o Instituto oferecerá Cursos sobre temas psicanalíticos com o propósito do postulante aprovado iniciar contato com os conceitos fundamentais da psicanálise e a se familiarizar com a SBPRJ. Será, também, estimulada a frequência aos eventos científicos abertos da SBPRJ.

 

Situações não previstas neste Edital de Seleção da SBPRJ - 2024 serão analisadas pela Comissão de Seleção do Instituto de Formação Psicanalítica da SBPRJ.

Para dúvidas e/ou mais informações sobre a Formação Psicanalítica na Brasileira, entre em contato com o secretário administrativo do Instituto - Daniel Loureiro pelo e-mail: institutosbprj@gmail.com - WhatsApp (21) 99855-1584.

Assista aos vídeos que descrevem a FORMAÇÃO PSICANALÍTICA NA BRASILEIRA

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Ana Sabrosa

Diretora do Instituto (2023-2024) e

ex-presidente SBPRJ

Margaret Waddington Binder

Membro Efetivo com funções

específicas do Instituto

Carlos Pires Leal

Membro Efetivo com funções específicas do Instituto

Maria Teresa Naylor Rocha

 Membro Efetivo com funções específicas do Instituto

Joana Domingues

Membro Associado

Miguel Calmon du Pin e Almeida

Membro Efetivo /Vice-presidente 2023-2024, ex-presidente e ex-diretor do Instituto SBPRJ

Maria Cristina Leão

Membro Provisório

Simone Grinapel Prais

Membro Efetivo com funções específicas do Instituto

Cristiane Paracampo Blaha

Membro Associado / Coordenadora da Biblioteca e Arquivo

Patricia Rendel Nasajon

Membro Provisório

Cassiane Crestani

Membro Provisório

Juan de Araújo Telles 

Membro Provísório

bottom of page