Projetos Sociais

Escutar e Pensar

 

Coordenadora

Sonia Eva Tucherman

 

psicanalistas-chave

Bernard Miodownik, Eloá Bittencourt Nóbrega, Gabriela Pszczol, Lucia Pallazzo, Marina Tavares, Maria Elisa Alvarenga, Mônica Aguiar, Simone Rothstein.

 

Descrição

O “Projeto Escutar e Pensar” é uma parceria exitosa da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, com a Rádio do Ministério e Cultura do Rio de Janeiro, iniciado em outubro de 2001 e que continua até hoje, com apoio e transmissão gravada ao vivo nas instalações da Rádio MEC-RJ, com staff técnico da rádio, abordando temas da vida quotidiana, familiar, social e profissional, com uma linguagem acessível, objetivando difundir as concepções psicanalíticas.

Esse programa radiofônico estrutura-se no formato de 5 janelas, sendo 4 com duração de cinco a sete minutos, e uma quinta com duração de uma hora. Nesta quinta transmite-se ao vivo do estúdio da rádio uma mesa redonda com um psicanalista e dois convidados, que são profissionais das mais diversas áreas, escolhidos pela equipe, por apresentar afinidade com o tema da semana. Os inúmeros programas realizados foram selecionados e divulgados em congressos, seminários nacionais e internacionais através de trabalhos em mesas redondas, cartazes, posters auditivos e um CD em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol). O programa "Escutar e Pensar" está disponível nos sites da SBPRJ, SBPSP e da ONG Viva Rio, que transmite os programas na íntegra através da rádio comunitária Rede Viva Favela.

Durante dois anos, o "Escutar e Pensar" também foi transmitido com a programação editada pelo Supremo Tribunal de Justiça de Brasília – DF e a partir de abril deste ano será veiculado nas cidades de Fortaleza, no Estado do Ceará, e Fernandópolis no estado de S. Paulo através das Rádios Universitárias locais.