Departamento de Difusão da Psicanálise

 

O Departamento de Difusão da Psicanálise tem como objetivos estimular a formação de novos profissionais e difundir a psicanálise.

Há alguns anos este Departamento vem atuando junto ao NUPES - Núcleo Psicanalítico do Espírito Santo e, mais recentemente, junto ao Núcleo Psicanalítico de Salvador através de cursos, seminários, supervisões ou de terapia para alunos e interessados. Além disso, simpósios têm sido organizados nos dois Estados, alguns em parceria com as Universidades locais, que costumam atrair grande número de estudantes e profissionais. No Rio de Janeiro, Niterói também tem sido foco de atenção do Departamento através da realização de eventos em colaboração com os psicanalistas ali radicados.

A fim de difundir a Psicanálise, este Departamento busca, também, estimular as atividades nas quais os conhecimentos psicanalíticos são utilizados como marco de referência para realizar intervenções na comunidade, e visa, ainda, estabelecer um diálogo criativo entre a Psicanálise e outros campos da cultura.