CI-08 I- HISTÓRIA DO PENSAMENTO PSICANALÍTICO – MÓDULOS II e III
II- COORDENADORES: Drs. Anna-Maria Bittencourt, Cristina Cunha, Fernanda Marinho, Miguel Calmon e Ney Marinho
III- COLABORADORES: Anna-Maria Bittencourt, Bernard Miodovnik, Carlos Fernando Motta, Cristina Cunha, Elisa Alvarenga, Fernanda Marinho, Leticia Neves, Luiz Fernando Gallego,Miguel Calmon, Ney Marinho e Sergio Almeida.
IV- OBJETIVOS E MÉTODOS:
Daremos prosseguimento,no Módulo II do curso, à apresentação do berço cultural no qual a psicanálise nasce e se desenvolve, paradoxalmente,crítica dos paradigmas de sua própria época - os tempos do final do século XIX. Considerada, tal como Paris, berço das grandes mudanças culturais e científicas da época, a Viena de Freud vai ser apresentada como o núcleo em que foi gestada tal doutrina. Nossa suposição é de que possamos iluminar não só as raízes revolucionárias da psicanálise, quanto deixar em aberto as discussões que a teoria psicanalítica dos primeiros anos não pôde abarcar, deixando-a assim opaca para as questões que advieram e dela exigiram reflexão.
Prosseguiremos no Módulo III,como estudo das principais escolas psicanalíticas, observando que, em suas raízes, tais escolas derivam de cortes epistemológicos naquilo que podemos chamar de tronco da psicanálise, qual seja,o pensamento freudiano.
O curso constará de 10 (dez) seminários, assim distribuídos: 4(quatro) seminários no Módulo II, seguidos de 5 (cinco)seminários no Módulo III, e um último seminário de avaliação.
Os seminários se darão duas vezes ao mês, com distribuição de bibliografia prévia que sustente os temas referidos. Após pequena exposição oferecida pelo(s) professor(es) responsável(eis), a discussão se estenderá para todos os participantes. Ressalte-se, mais uma vez, que o objetivo do curso não se atém a uma ilustração cultural, mas implica numa provocação de idéias que permitirão aos alunos, posteriormente, a absorção das raízes de escolas, e técnicas, de suas preferências’.
V- SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Ao final do curso, será solicitado um trabalho que verse sobre um dos temas abordados no período de estudo. Haverá um tempo destinado à apreciação específica do aproveitamento com a participação de professores e alunos.
VI- PRÉ-REQUISITOS: Dirigido, prioritariamente, a alunos do Período Preliminar. Aberto a alunos em outras etapas da Formação e a membros interessados.
Este curso será transmitido à distância. Assim sendo, nossos alunos de Vitória e Macaé, assim como os membros dos núcleos de Salvador, e de Vitória, caso queiram, poderão inscrever-se.
Quando à distância, segundo firmado pelo Instituto, caso não haja sede disponível, os alunos interessados devem escolher o consultório de um dos colegas para participarem da transmissão, em conjunto. Caso haja um único interessado, a transmissão será realizada para o consultório deste.
VII- NÚMERO DE VAGAS: 15 (quinze)
VIII- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Ordem de inscrição, com prioridade para os alunos do Período Preliminar e do antigo Período Introdutório
IX- HORÁRIO, LOCAL, DATA DO INÍCIO E NÚMERO DE SEMINÁRIOS:
Horário:às 21:15 hs
Local: Sede
Início do Curso: 11/03/2020
Número de seminários: 10
DATAS:
MARÇO:11 e 18
ABRIL: 08 e 15
MAIO: 13 e 20
JUNHO: 10 e 17
JULHO: 01 e 08
X- SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS
MÓDULO II
11/03/20
1º Seminário: A Secessão Vienense: a idade de ouro das artes visuais
Professor: Anna-Maria Bittencourt
Bibliografia:
1 – Schorske, Carl E., Viena Fin-De-Siècle – Política e Cultura –Cia. das Letras. São Paulo: 1988. Trad. Denise Bottmann:
- Cap. V– Gustav Klimt: pintura e crise do ego liberal (pp. 201-262)
- Cap. VII – Explosão no jardim: Kokoschka e Schoenberg (pp. 301- 322) –privilegiar a primeira parte do texto, tendo em vista que no semestre anterior já se discutiu as contribuições de Schoenberg
2 – H. Carrl e Charles,Victória Secessão de Viena – Klaus Folha de São Paulo: São Paulo
3 - Clair, Jean (1986). Vienne 1880- 1938 – L’ApocalypseJoyeuse –– Edition Centre Pompidou.
- Bernard Michel, Les Mecenes de la Secession (pp. 180 – 191)
- Werner Hofmann, Gustav Klimt (pp. 192 – 227)
- Peter Haiko/Otto Wagner: de la “libre Renaissance” à l’art de construire (pp.228 – 245)
18/03/091895
2º seminário:1895: Nascem a psicanálise e o cinema
Professor: - Luiz Fernando Gallego
Bibliografia:
Lacoste, P. (1990) – Psicanálise na Tela: Pabst, Abraham, Sachs, Freud e o filme Segredos de uma Alma. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1992.
Bibliografia complementar:
1 - Bergstrom, Janet, ed (1999) – ENDLESS NIGHT – Cinema and Psychoanalysis, Parallel Histories. University of California Press, 1999.(Introduction; and 1st chapter by Stephen Hetah) págs. 1-56
2 - Sabbadini, Andrea, ed. (2003) – THE COUCH AND THE SILVER SCREEN – Psychoanalytic Reflections on European Cinema, Brunner-Routledge/The Institute of Psychonalysis, London, 2003
08/04/20
3º seminário: Europa 1918 – 1938. As clínicas sociais. A Viena Vermelha. A anexação. A diáspora psicanalítica
Professor: Ney Marinho
Bibliografia:
1 – Freud, S. Caminhos da terapia psicanalítica (1919). Obras Completas, vol. 14. Cia. das Letras. São Paulo: 2010. Trad. Paulo César de Souza.
2 – Danto, E. A. – Introdução – A Consciência da Sociedade, inAs Clínicas Públicas de Freud (pp. XXIX – XLI). São Paulo: Ed. Perspectiva, 2019.
3 – Hobsbawm, E. Rumo ao abismo econômico, in Era dos Extremos (pp. 90-113) – o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
15/04/20
4º seminário: Do pós-guerra aos dias atuais. A Guerra Fria. Londres, Buenos Aires, USA, Paris. O Brasil. As ditaduras latino-americanas. A nova diáspora. Modernização e democratização da IPA.
Professores: Fernanda Marinho e Ney Marinho
Bibliografia:
1 - Hobsbawm, E. Guerra Fria, in Era dos Extremos - o breve século XX (pp. 223-253). São Paulo: Cia. dasLetras, 1995.
2 – Langer, M. From Vienna to Managua – Journey of a Psychoanalyst. London: FreeAssociation Books, 1989. (Textos a serem selecionados)
MÓDULOIII
06/05/20
1º Seminário: Transição do modelo pulsional - Freud – para o modelo das relações objetais – Melanie Klein e Ronald Fairbairn
Professores: Fernanda Marinho e Bernard Miodownik
Bibliografia:
1 - Greenberg & Mitchell. Relações Objetais na Teoria Psicanalítica (Tradução Emília de Oliveira Diehl). Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Cap. 5 Melanie Klein, pp. 87- 110.
Bibliografia suplementar(Melanie Klein):
a) Steuerman, Emilia. Os Limites da Razão. Habermas, Lyotard, Melanie Klein e a Racionalidade (Tradução de Juliio Castañon). Rio de Janeiro: Imago Editora, 2003.
b) Mezan, Renato. O Tronco e os Ramos. Estudos de história da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. Cap. 12 Fronteiras da psicanálise, pp. 507-527.
2 - Fairbairn, W. Ronald. Estudio psicoanalítico de la personalidad. Buenos Aires: Hormé, 1962. Cap. VII Sinopsisdeldesarrollo de las ideas del autor sobre laestructura de lapersonalidad (1951) p. 163.
Bibliografia suplementar(Fairbairn):
Ogden, Thomas. Por que ler Fairbairn? In Livro Anual de Psicanalise, v. 26, 2012. p.125-140
20/05/20
2º seminário:Rigor e Ousadia: Ferenczie Abraham
Professores: Elisa Alvarenga e Sergio Almeida
Bibliografia:
Os professores enviarão posteriormente.
10/06/20
3º Seminário: Investigação dos estágios primordiais da vida psíquica: Winnicott e Bion
Professores: Anna- Maria Bittencourt e Ney Marinho
Bibliografia:
1 - Abram, Jan (2008).The evolution of Winnicott's theoretical matrix: a brief outline. In Abran, Jan (2013) , Donald Winnicott Today. London: Routledge
2 - Abram, J. & Hinshelwood, R.D. (2018) The Clinical Paradigms of Melanie Klein and Donald Winnicott: Comparisons and Dialogues.London: Rouledge.
3 -Winnicott, D. (1967). D.W.W. sobre D.W.W..In Winnicott,C., Sheperd, R., Davis, M., Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed
4 – Marinho, N. – Bion – um pensador da psicanálise. Texto a ser distribuído.
5 - __________ - Bion, uma nota biográfica. In, W.R.Bion 100 anos – Simpósio Comemorativo. Mimeo SBPRJ, 1997.
6 - W.R.Bion. Seminário de Paris (10 de julho de 1978). Mimeo na Biblioteca da SBPRJ
17/06/20
4º Seminário: Lacan, o retorno a Freud, e Green
Professores: Carlos Fernando Motta e Miguel Calmon
Bibliografia:
1 – Jacques Lacan, O Seminário Livro lV A RELAÇÃO DE OBJETO capitulo l e ll ( Introdução e As três formas de falta de objeto)
2 - Jacques Lacan, O Seminário Livro V AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE capitulo lX A metáfora paterna
3 – Jacques Lacan, ESCRITOS De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose Caplll Com Freud ( págs 554 à 563)
4 – Jacques Lacan-Alain Miller, PERCURSO DE LACAN Conferencias caraquenhas - Primeira conferência
Todos os textos da Jorge Zahar Editora
01/07/20
5º Seminário: Intersubjetividade emPsicanálise: de Kohut a Storolov Professores: Luiz Fernando Gallego e Letícia Neves
Bibliografia:
1 - SIEGEL, Allen M. - "Heinz Kogut e a Psicologia Psicanalitica do Self" 2a. Edição, 2017. Editado pela ABEPPS e Expressão Editorial.
2 - STOLOROW, Robert D. & LACHMANN, Frank M. - "Psicanálise das paradas do desenvolvimento: teoria e tratamento" Imago, 1983.
3 - STOLOROW, Robert D.; ATWOOD, George E. & BRANDCHAFT, B. Psychoanalytic Treatment: An Intersubjective Approach. Hillsdale, N.J./London: The Analytic Press, 1987.
4 - RICOEUR, Paul - "O Self segundo a psicanálise e segundo a filosofia fenomenológica; os temas maiores da metapsicologia do self; uma lição de filosofia" In: Escritos e Conferências 1 - em torno da Psicanálise. Edições Loyola, SP, 2010. Páginas 107-128.
5 - ORANGE, Donna M.; ATWOOD, George E. & STOLOROW, Robert D. Trabalhando Intersubjetivamente: Working Intersubjectively. Hillsdale, N.J.: The Analytic Press, 1997.
08/07/20
6º Seminário: Avaliação
Todos os professores
XI- BIBLIOGRAFIA:
Acima
XII- REPRESENTANTES DO CURSO JUNTO AO DEPART. CURRICULAR E DOCENTE:
Anna-Maria Bittencourt e Fernanda Marinho