CI-06 I– “O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE “ 1º ANO
II – COORDENADORES: Dras. Geny Talberg, Maria da Conceição Davidovich, Drs. Paulo Humberto Bianchini e Joaquim Couto Rosa
III– COLABORADORES e PROFESSORES: Adriana Lasalvia, Alfredo José Pasin, Eliane Marcelino, Helena Guedes Pereira, Joaquim Couto Rosa, Laura Maria Couto e Silva, Marcela Couto e Silva de Ouro Preto Santos, Márcia Rodrigues Ganime, Maria Elisa Alvarenga, Maria da Conceição Davidovich, Maria de Fátima Lobo Amin, Maria Lucia Moret de Carvalho, Maria Teresa Naylor Rocha Marluce Aguiar Rojas, Paulo Humberto Bianchini, Regina Trotto e Wânia Cidade.
IV- OBJETIVOS E MÉTODOS: Durante o primeiro ano do curso e parte do segundo ano cada aluno fará uma Observação da Relação Mãe-Bebê em seu ambiente familiar, uma vez por semana. Os alunos farão relatórios das observações que serão apresentadas e discutidas em reuniões semanais.
Um dos objetivos da Observação é oferecer ao estudante a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento emocional de um bebê desde o seu nascimento. Por ocasião das discussões no grupo, os alunos têm a possibilidade de comparar e contrastar suas observações e experiências com as de seus colegas.
A valorização da postura de observação e o seu aperfeiçoamento são de grande importância para o desenvolvimento da atitude psicanalítica, já que a interpretação precisa do material psíquico depende, em primeiro lugar, da observação cuidadosa. Por isto, a ênfase do método Esther Bick em uma postura expectante, sem inferências precoces. Só a observação continuada dos fenômenos, o mais possível isenta de conceitos apriorísticos, permitirá que as evidências “falem por si” e adquiram uma configuração diante dos olhos do observador.
V- SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
A participação do aluno é acompanhada e avaliada nos seminários semanais, sendo exigida uma freqüência mínima de 75%. Ao final da observação os alunos realizam um relatório que é apresentado, discutido e avaliado no grupo.
Os alunos que ao término do 1º ano não tiverem concluída sua Observação (interrupções, adiamentos, etc.) serão incluídos nos grupos subseqüentes para dar continuidade ao seu trabalho. Cada situação, entretanto, será examinada individualmente.
VI- PRÉ-REQUISITOS: este Curso é oferecido aos alunos do curso introdutório, podendo, eventualmente, serem aceitos outros membros da Sociedade, desde que haja disponibilidade de vagas.
VII- NÚMERO DE VAGAS : não há
VIII- CRITÉRIO DE SELEÇÃO: ordem de inscrição
IX- HORARIO, LOCAL, INÍCIO DO CURSO E NÚMERO DE SEMINÁRIOS:
Horário: 6as.feiras – às 13:30h
Local: Sede
Início do curso: 06 de março de 2020
Número de Seminários: 15
DATAS:
Março: 06, 20 e 27
Abril: 03 e 17
Maio: 08,15,22 e 29
Junho: 12, 19 e 26
Julho: 03,10 e 17
X- SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:
1- Sobre o Método de Observação Esther Bick.
2- Maternidade e Paternidade e Transgeracionalidade. A construção do bebê
no imaginário dos pais.
3- Gravidez e vida Intra-uterina.
4- O Nascimento.
5- Teorias Psicanalíticas e Teorias da Psicologia do Desenvolvimento.
6- A Amamentação e Desmame.
7- Em direção à autonomia.
8- Situações traumáticas.
XI- BIBBLIOGRAFIA:
Será divulgado posteriormente
XII- REPRESENTANTE DO CURSO JUNTO AO DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOCENTE:
Dra. Maria da Conceição M. Davidovich