CE-06 I– "CONVERSANDO SOBRE O PENSAMENTO DE HEINZ KOHUT E A PSICOLOGIA PSICANALÍTICA DO SELF – uma introdução"
II- COORDENADOR: Luiz Fernando Gallego
III- COLABORADORES: Em princípio, não haverá outros professores.
IV - OBJETIVOS E MÉTODOS:
- Contextualização do lugar de Heinz Kohute da Psicologia Psicanalítica do Self como um novo paradigma em relação àhistória das ideias e do movimento psicanalítico.
- Apresentação de temas básicos desta escola teórico-clínica com sua novaperspectiva, possibilitando assim a ampliação da nossa capacidade decompreender e lidar psicanaliticamente com algumas questões pertinentes àclínica e suas mudanças desde os anos 1950.
- Os seminários serão constituídos de apresentações (aulas informais) do conteúdo teórico,seguindo-se discussão com os alunos, buscando acompanhar o interesse e o ritmo da turma. Sempre que possível, haverá exemplos clínicos exemplificando a origem das observações e teorias que Kohut desenvolveu.
V- SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
- Participação e frequência de no mínimo 3/4 dos encontros agendados.
- A avaliação também será feita pela participação do aluno ao longo do curso
- Eatravés da apresentação da redação de um breve texto sobre o que alunoterá compreendido – ou não - sobre algum(ns) do(s) conceito(s) apresentado(s), à escolha do aluno, seja(ou não) com dúvidas, críticas etc.
OBS: Não se trata de um “trabalho” com rigor acadêmico, bibliográfico etc: pode ser até mesmo preferível uma redação informal e espontânea.
Pode ser ainda uma avaliação do aluno sobre o modo como o curso foi desenvolvido, com críticas francas e sugestões construtivas.
VI- PRÉ-REQUISITO: Ter abertura para escutar sobre conceitos psicanalíticos quefogem ao que é dominante nos demais campos teórico-clíncos do freudismo.
VII- NÚMERO DE VAGAS: Livre.
- Se houver um número muito pequeno deinscritos (mínimo exigido: três alunos) o curso poderá ser cancelado neste semestre epostergado para outra oportunidade.
VIII- CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Ser aluno do Instituto da SBPRJ.
IX – HORÁRIO, LOCAL, DATA DO INÍCIO E NÚMERO DE AULAS:
Horário: sextas-feiras, das 15:20 às 16:50 hs.
Local: Sede da SBPRJ
Início do curso: 06 de março de 2020.
Número de aulas: 13 (Treze)
OBS: Tentei evitar marcar aulas, obviamente, em feriados nacionais, assim como em sextas-feiras subsequentes a feriados e pontos facultativos cariocas que cairão em dias de quinta-feira.
Se surgirem novos pontos facultativos nos dias previstos, novos dias "enforcados", ou quaisquer outros motivos de cancelamento - tal como a ocorrência de algum evento da SBPRJ durante o qual todas as aulas sejam canceladas - poderá ser necessário compensar os encontros previstos nas datas abaixo discriminadas.
Por estas possibilidades de eventuais cancelamentos é que já estamos reservando 13 sextas-feiras, um número maior de datas do que em anos anteriores quando o curso tinha menos encontros agendados. Esperando, com isto, que não precisemos marcar aulas em datas extras do mês de julho (o que, entretanto, poderá acontecer, caso se mostre absolutamente indispensável para conclusão de um curso que já pretende ser apenas básico e introdutório ao pensamento de Kohut).
DATAS previstas inicialmente:
MARÇO: 06, 20 e 27
ABRIL: 03 e 17
MAIO: 08, 15, 22 e 29
JUNHO: 19 e 26(dia vinte e seis de junho não poderá haver seminários devido a uma atividade científica da sociedade)
JULHO: 03 - e se necessário dia 10/7
X- SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS
ENCONTROS:
- Apresentação do curso, do coordenador e dos alunos.
- Contextualização do lugar de Heinz Kohut e da Psicologia Psicanalítica do
Self na história das ideias e do movimento psicanalítico, incluindo dados
biográficos de Kohut e o contexto histórico (da psicanálise) em que viveu e ao longo do qual ampliou suas idéias, inicialmente mais ortodoxas.
- Empatia
- Narcisismo
- Conceito de Self
- Conceito de Selfobjeto
- Fragmentação da experiência de si mesmo
- Transferência Especular, Transferência Idealizante e Transferência Alterego.
- Internalização transmutadora
- Fúria Narcísica
- Patologias do Self
- Sonhos de Estados do Self
- Fase Edípica.
- Se possível, comentários breves sobre alguns desenvolvimentos da
Psicologia do Self: Intersubjetividade (Stolorrow) e Contextos Afetivo-
Motivacionais (Lichtenberg)
– Avaliação final do Curso.
OBS: a enunciação dos temas acima NÃO CORRESPONDE a que em cada encontro vá ser apresentado um tema: trata-se apenas de informar quais seriam os conceitos básicos que devem ser abordados.
XI- BIBLIOGRAFIA em português:
. KOHUT, HEINZ. Análise do Self: uma abordagem sistemática do tratamento dos distúrbios narcísicos da personalidade (1971); tradução de Maria Tereza B. M.Godoy. Rio de janeiro, Imago Ed.,1988.
__________ A Restauração do Self (1977); tradução de Carlos Alberto
Pavanelli. Rio de janeiro, Imago Ed., 1988
_____________ Como Cura a Psicanálise? (1981); tradução de José Octavio de A. Abreu. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989
- Alguns capítulos do livro "SELF e NARCISISMO", com cinco textos de H.
Kohut publicado em 1984 pela Zahar Editora (Esgotado, mas disponível na Bilblioteca da SBPRJ), especialmente o capítulo 4 sobre "Furia Narcísica"
(págs 80-121)
. Trabalho disponível na Biblioteca, de circulação restrita a membros e alunos daSBPRJ: "ALTOS SONHOS: Sonhos de Estados do Self, um conceito a ser
ampliado clinicamente?" de Luiz Fernando Gallego.
. "O Complexo de Édipo no Pensamento de Heinz Kohut" (revista TRIEB,
Ano 3 N°1, 1993, pág.77-85) de Luiz Fernando Gallego e Sérgio Bourbon
Cabral.
SIEGEL, Alan M.: “Heinz Kohut e a Psicologia Psicanalítica do Self” (1996); tradução de Pedro Henrique Bernardes Rondom. Rio de Janiero, Expressão Produção Editorial e ABEPPS (Associação Brasileira para estudos da Psicologia Psicanalítica do Self), 2017, 2a.edição
Obs: Na nossa Biblioteca há duas edições deste mesmo livro, a primeira pela Ed. Casa do Psicólogo, de 2005, e esta segunda edição, mas o conteúdo é o mesmo.
RICOEUR, PAUL – “O self segundo a psicanálise e segundo a filosofia fenomenológica” (1986) in: “Escritos e conferências 1 – em torno da psicanálise” (2008); tradução de Edson Bini, Edições Loyola, 2010; págs107-128
BIBLIOGRAFIA AVANÇADA:
OPPENHEIMER, Agnès – “Kohutetlapsychologiedu self”, PUF-PressesUniversitaires de France, Paris, 1966.
MOLLON, Phil – “Releasingthe Self – The HealingLegacyof Heinz Kohut”, WhurrPublishersLtd, London, 2001
CHERTOK, Léon e STENGERS Isabelle (1989) – “Um novo ingrediente: a empatia” e “A cena analítica Segundo Kohut” in: “O Coração e a Razão – a hipnose de Lavoisier a Lacan”, capítulo III: Alguns herdeiros de Freud, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990, págs. 160-171
XII- REPRESENTANTE DO CURSO JUNTO AO DEPARTAMENTO
CURRICULAR:
Luiz Fernando Gallego