CE-01 I - "PARA QUE POETAS E PSICANALISTAS AINDA? DANTE E WINNICOTT"
II- NOME COORDENADOR: Sherrine Njaine
III- RELAÇÃO DOS COLABORADORES: Não Tem
IV- OBJETIVOS E MÉTODOS:
Dos três mundos que a Divina Comédia de Dante representa o Purgatório é uma criação original dele. Tanto a ascensão ao céu quanto a descida ao mundo dos mortos estava difundido na Antiguidade bem como na imaginação medieval ocidental.
Para apreciar o que ele fez não é necessário acreditar no que ele acreditava mas é necessário entender o que ele acreditava e aceitar que é uma crença que uma mente madura e poderosa tomou seriamente. O significado de qualquer obra não é constituído pela fontes das quais bebe, mas pela maneira em que são combinadas. A composição de literatura altamente simbólica envolve um vívido uso da imaginação, que pode ser, de qualquer forma, difícil de divergir da experiência visionária.
No Purgatório de Dante, montanha altíssima de difícil acesso para entrar e subir estão os viajantes passados para a outra vida, estão fora da cidade da vida, sem estarem condenados a um exílio eterno. É o domínio dos que sofrem, que não suportam mais sofrer, que se perguntam sobre as causas dos seus sofrimentos e que têm esperança de que alguém possa ajudá-los a se livrarem dos seus tormentos e para isto precisão de um guia nesta travessia por um tempo. Imprevisível e singular a cada em de nós é impossível determinar quanto de tensão, de dor, de prazer cada um de nós é capaz de suportar nesta jornada. Os efeitos desses afetos sobre cada um de nós, suas quantidades, serão igualmente ou estimulantes ou paralisantes.
O esforço humano de mover-se, de andar, de mudar sua posição subjetiva, a medida, o ritmo, o passo singular de cada um de nós, na vida é celebrado no Purgatório de Dante. Mover-nos é em última instância o objetivo da experiência psicanalítica, onde não está decidido, nem de antemão, nem ao longo do caminho, o quanto nós será possível. Nesta jornada, como diria Winnicott, cada dia é como o primeiro da vida de cada um de nós, o fascínio e o terror dos começos, da tomada de algo sempre reiniciado, porque nunca acabado.
Virgilio, aparece a um Dante perdido e aflito, para guiá-lo de volta à luz e ao viajante Dante vamos acompanhar neste curso.
Já foi notado as inúmeras passagens na Divina Comédia, nas quais Dante, interrompendo a narrativa, dirige-se a nós, seus leitores, chamando-nos a compartilhar as experiências e os sentimentos dele, a testemunhar algum evento maravilhoso, a notar alguma peculiaridade do seu estilo ou conteúdo, a intensificar sua atenção para o verdadeiro sentido, ou mesmo a interromper a leitura caso não estejamos devidamente preparados para prosseguir. Seus apelos, para nos esforçarmos na medida de nossas forças para participar da sua experiência de poeta e colher os frutos do seu aprendizado e fraternal e sublime, buscando nos ajudar a ir nos acostumando a nos mover-mos num terreno evasivo e plástico, pois ele sabe que é um perturbador do sentido e um transgressor da integridade da imagem.
Ossip Mandelstam, um dos maiores poetas russos do século XX, ensinou-me que a composição dos cantos de Dante na Divina Comédia, lembra-nos o horário de uma companhia aérea ou a infatigável circulação dos pombos-correios, bem como a arte de velejar, de escalar e pintar que ele conhecia bem.
Na verdade, de todos os personagens que um grande artista cria, seus leitores são os melhores, como dizia Nabokov, outro grande escritor russo. Os leitores nascem livres e devem permanecer assim "...não curvando a espinha, nem a consciência para obter algo que se pareça com o poder, mas é a libré de um lacaio", lembra-nos citando Puchkin, outro grande poeta russo e isso se aplica não somente aos poetas mas também aqueles que amam os poetas.
V- SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
A ser combinado com os alunos
VI- PRÉ-REQUISITOS: Membros e alunos da SBPRJ
VII- NÚMERO DE VAGAS: 10(Dez)
VIII- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Ordem de inscrição
IX - HORÁRIO, LOCAL, DATA DO INÍCIO E NÚMERO DE SEMINÁRIOS:
Horário: sexta-feira às 10:00 das 11:30
Local: Sede
Início do Curso: 20/03/2020
Número de seminários: 08(oito)
DATAS:
MARÇO: 20 e 27
ABRIL: 03, 17, 24
MAIO: 08, 15, 22
X- SUMÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:
1º AULA - 20/MARÇO/2020 - Falando um pouco do Purgatório
2º AULA - 27 MARÇO/2020 - Orgulhosos(Cantos I ao XII)
3º AULA - 03/ABRIL/2020 - Invejosos(Cantos XII ao XIV)
4º AULA - 17/ABRIL/2020 - Iracundos(Cantos XV ao XVII)
5ª AULA - 24/ABRIL/2020 - Preguiçosos(Cantos XVIII)
6º AULA - 08/MAIO/2020 - Avaros e Pródigos(Cantos XIX a XXI)
7º AULA - 15/MAIO/2020 - Gulosos(Canto XXII a XXIII)
8 º AULA - 22/MAIO/2020 - Luxuriosos(Cantos XXIV a XXVII)
XI- BIBLIOGRAFIA:
1)Alighieri, Dante(1265-1321)
Purgatório, A Divina Comédia/Dante Alighieri; tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Moura; prefácio de Otto Maria Carpeaux - São Paulo: Ed. 34, 2009.
2) Alighieri, Dante(1265-1321)
Purgatório, A Divina Comédia; integralmente traduzida, anotada e comentada por Cristiano Martins, 6ª edição. Belo Horizonte: Villa Rica, 1991.
3) Winnicott, D.W.
Desenvolvimento emocional primitivo(1945).
Textos selecionador; da Pediatria à Psicanálise/ D.W. Winnicott; tradução de Jane Russo - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, 2ª edição: 1982(Série Psicologia e Psicanálise).
XII- REPRESENTANTE DO CURSO JUNTO AO DEPART. CURRICULAR E DOCENTE:
Sherrine Njaine