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ESTUDO DA OBRA DE S. FREUD CONCEITOS BÁSICOS Módulo I PROJETO PARA UMA PSICOLOGIA CIENTÍFI

Coordenadores: Maria da Conceição Davidovich, Paulo Humberto Bianchini e Joaquim Couto Rosa

 

Colaboradores e professores: Adriana Lasalvia, Eliane Pessoa, GenyTalberg, Indira Stevanato, Joaquim Couto Rosa, Magda Rodrigues Costa, Marcela Couto e Silva de Ouro Preto Santos, Marcia Ganime, Maria Elisa Alvarenga, Maria da Conceição Davidovich, Maria de Fátima Lobo Amin, Maria Lucia Moret de Carvalho, Maria Noel Sertã, Marluce Aguiar Rojas, Monique Ribeiro de Assis, Paulo Humberto Bianchini, Renata Martinelli Duarte, Maria Regina Trotto e Wânia Cidade

 

​LOCAL: Sede da SBPRJ

INÍCIO: 9 de agosto de 2024 - sexta-feira 

DATAS: 09, 16, 23 e 30/08; 06, 13, 20 e 27/09; 

04, 11 e 25/10; 01, 08 e 22/11; 06/12

HORA: 11h30

Nº SEMINÁRIOS: 15

OBJETIVOS E MÉTODO:
O curso se estende por dois anos. No primeiro, o aluno inicia a observação de bebê pelo método de Esther Bick. No segundo, ocorrem os seminários teóricos sobre: Gravidez, Nascimento e o Primeiro Ano de Vida.
Durante o primeiro ano e parte do segundo ano cada aluno fará uma Observação da Relação Mãe-Bebê em seu ambiente familiar, uma vez por semana.
Os alunos farão relatórios das observações que serão apresentadas e discutidas em reuniões semanais. Um dos objetivos da Observação é oferecer ao estudante a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento emocional de um bebê desde o seu nascimento. Por ocasião das discussões no grupo, os alunos têm a possibilidade de comparar e contrastar suas observações e experiências com as de seus colegas.
A valorização da postura de observação e o seu aperfeiçoamento são de grande importância para o desenvolvimento da atitude psicanalítica, já que a interpretação precisa do material psíquico depende, em primeiro lugar, da observação cuidadosa. Por isto, a ênfase do método Esther Bick em uma postura expectante, sem inferências precoces.
Só a observação continuada dos fenômenos, o mais possível isenta de conceitos apriorísticos, permitirá que as evidências “falem por si” e adquiram uma configuração diante dos olhos do observador.

 
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO: A participação do aluno é acompanhada e avaliada nos seminários semanais, sendo exigida uma frequência mínima de 75%. Ao final da observação os alunos realizam um relatório que é apresentado, discutido e avaliado no grupo.
 
PRÉ-REQUISITOS: o curso integra o Período Preliminar.

NÚMERO DE VAGAS: a critério do Instituto de Psicanálise da SBPRJ.
 
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: curso oferecido aos alunos do Período Preliminar podendo, eventualmente, serem aceitos outros membros da SBPRJ, desde que haja disponibilidade de vagas.

BIBLIOGRAFIA:

Não há

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